Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

11 Grandes influências de Batman vs Superman: A Origem da Justiça!

Batman vs Superman: A Origem da Justiça não poupa esforços em trazer o maior número de referencias possível ao Universo da DC Comics. Logo, é natural que o longa conte com a reprodução de cenas dos quadrinhos, games e animações. Com isso em mente, nós listamos as 11 maiores influências do filmes. Confira!

Imagem

Batman: Arkham

Vamos começar pelas influências que não vêm diretamente do cânone dos quadrinhos. Snyder certamente tirou inspiração das cenas de luta da série de games Batman: Arkham para dirigir as cenas de luta do Homem Morcego.

Embora os quadrinhos e animações já tragam isso há muito tempo, essa abordagem surpresa e estilo de luta do Batman só se tornou palpável nos games. Mais uma vez, o diretor consegue entregar o Cavaleiro das Trevas de uma maneira nunca vista antes no cinema, com cenas de luta menos coreografadas e mais brutas.

Imagem

DC Universe Online

No caso de DC Universe Online, a inspiração veio dos quadrinhos baseados nos games, mais precisamente, da primeira edição da série Legends, de onde foi tirada a cena do Batman subjugando o Superman com uma lança de kriptonita. A única diferença é que nos quadrinhos, quem usa a lança é o Lex.

Imagem

Excalibur

Não vou dar spoilers de Excalibur, mas é um filme que vocês DEVEM assistir. Snyder tira muitas referências de lá, e deixa implícito que o Santo Graal do Batman é a sua busca incessante por justiça, coisa que ele, assim como Arthur, perdeu de vista a verdadeira finalidade. Então, é preciso a união da Liga da Justiça (que seriam os Cavaleiros da Távola Redonda) para finalmente coloca-lo nos eixos.

A cena da morte do Superman atravessando o braço do Apocalypse para chegar mais perto e fincar a lança no vilão também é retirada do filme de 1981.

Imagem

Man of Steel #3

Em Batman vs Superman, nós vemos Clark sendo contrário a maneira como o Batman lida com os criminosos e vai até o Morcego de Gotham para fazê-lo parar.

Esse dilema vem da edição três de Man of Steel, um dos primeiros encontros entre os heróis depois de Crise nas Infinitas Terras. Na história, o kriptoniano não aprova as ações de Batman como um vigilante, pois acredita que o Homem Morcego é muito violento e emprega métodos nada ortodoxos na luta contra o crime.

Imagem

Injustice

Ainda na sequência do"Pesadelo do Homem Morcego", o Superman diz ao Batman que ele é o culpado pela perda de "seu mundo". Um Superman mau que é levado à loucura e comanda seu próprio exército para dominar o mundo após a morte de Lois Lane é o enredo do jogo Injustice: Gods Among Us. A história segue uma realidade onde o Homem de Aço foi drogado pelo Coringa e acabou matando Lois Lane. Sem conseguir lidar com a perda, Clark se descontrola e é dominado pelo seu lado mais sombrio, instaurando um regime ditatorial na Terra.

Com ideias contrárias, o Batman lidera um grupo de rebeldes que tem como objetivo acabar com o reinado de horror do Homem de Aço.

Nesta cena o Batman é morto da mesma maneira que o Superman mata o Coringa no game.

Imagem

Uma Morte em Família

Apesar de nenhuma menção direta, Batman vs Superman deixou claro que um Robin foi assassinado pelo Coringa, como podemos ver na cena em que o traje destruído aparece na batcaverna.

O Robin morto pelo Coringa vem da história de 1988, Uma morte em família, onde o final foi decidido pelos fãs em uma votação por telefone promovida pela DC Comics. O final, no caso, era a morte do Robin Jason Todd.

Rumores dizem que haverá um flashback com a morte do tal Robin, que ainda não teve sua identidade revelada, em Esquadrão Suicida.

Imagem

Crise nas Infinitas Terras

A primeira aparição do Flash em Batman vs Superman é retirada da edição dois do volume um de Crise nas Infinitas Terras. Na história em quadrinhos, o Batman está perseguindo o Coringa quando, de repente, uma imagem perturbada do flash aparece diante deles, alertando sobre o fim do mundo. Batman tenta desesperadamente falar com o Flash, mas ele se desintegra diante de seus olhos.

Imagem

Superman #247

Uma das perguntas feitas a Senadora Finch durante o programa de Kent Shocknek é se "Deve haver um Superman?". Isso é retirado da história de publicada em Superman #247, de 1972, escrita por Elliot S. Maggin e ilustrada por Curt Swan.

A história coloca o Superman perante os Guardiões de OA que o acusam de ser um mal para a humanidade, porque ele intervém em seu destino. No filme, obviamente, é a Senadora Finch quem representa os Guardiões, mas a metáfora continua sendo a mesma.

Imagem

Superman: Paz na Terra

Batman vs Superman se esforçou muito para criar uma imagem de salvador para o Homem de Aço. Um exemplo é quando o Clark deixa de lado sua cruzada contra Bruce para salvar uma vítima de um incêndio.

A cena é inspirada e até mesmo recria alguns quadros de Superman: Paz na Terra. Outra cena inspirada na história é quando o Superman se apresenta perante a Senadora Finch no Capitólio dos Estados Unidos. No entanto, o filme mostra um desfecho completamente diferente para o episódio.

Imagem

A Morte do Superman

Em 1992, o mundo parou com uma notícia que saiu das páginas dos quadrinhos e parou o planeta Terra: O Superman havia morrido. A editora ainda tentou substituir o Homem de Aço com outros personagens, mas a morte não durou muito tempo e Clark Kent logo retornou a vida.

Assim como nos quadrinhos, o Superman enfrentou o Apocalypse até chegar ao seu derradeiro destino.

Imagem

O Cavaleiro das Trevas

Já que o filme toma como base O Cavaleiro das Trevas, várias frases e cenas são retiradas diretamente das páginas da história em quadrinhos. Vou listar algumas delas:

1 - Quando Afred pega Bruce bebendo novamente, ele comenta que espera que a próxima geração de Waynes não herde uma adega vazia. O mesmo comentário foi feito nos quadrinhos.

2 - Quanto o Batman vai salvar Martha Kent e confronta Anatoli Knyazev, ele aponta a arma para o vilão e atira no combustível, fazendo sequestrador pegar fogo. A cena também é retirada da revista.

4 - Quando Batman está fugindo da explosão ótica do Apocalypse, ele momentaneamente retoma a pose icônica da capa da graphic novel.

5 - Na história de Miller o Superman é atingido com um míssil nuclear e fica com uma aparência esquelética. O mesmo acontece no filme.

--

Notou alguma influencia que a gente deixou passar? Não se esqueça de comentar!

Fonte: Legiaodosherois/Uol

Comentários

02 Abr, 2016 - 16:11

Comentários