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Muito otimizado: Rise of the Tomb Raider ganha suporte para o DirectX 12

Rise of the Tomb Raider foi um dos grandes títulos de Xbox One do ano passado, tirando uma nota perfeita aqui no TecMundo Games. Neste ano, o game saiu para PC, com as vantagens de rodar em 4K e em 60 fps (se o seu computador aguentar, claro), melhorando o que já era bom. Agora, a obra também é uma das primeiras a receber suporte ao DirectX 12.

A partir de hoje, todos os jogadores que compraram o game na Steam poderão baixar um update que integra o jogo da Crystal Dynamics com a nova API da Microsoft. Por enquanto, pessoas que o adquiriram pela Windows Store ainda não contam com o patch
.

Imagem

Melhorando a performance significativamente

A grande vantagem é o aumento significativo de performance. Jurjen Katsman, da Nixxes Software, explicou que com o DirectX 11, muito do trabalho de renderização é atribuído a um único núcleo, que não consegue repassar as informações de uma maneira rápida o suficiente para a GPU, sobrecarregando a CPU.

Contudo, o DirectX 12 trabalha de forma muito mais otimizada com todos os núcleos, melhorando significativamente o desempenho do jogo, principalmente em áreas grandes que necessitam muito poder de processamento. Saindo dos termos técnicos, o que isso significa? Significa que com o mesmo hardware que você tem, é possível ganhar quase 20 frames a mais.


Galeria 1

Nas imagens acima, é possível observar o ganho de quadros por segundo na mesma área e no mesmo computador, que conta com um Intel i7-2600 e uma Nvidia GTX 970 – ou seja, não é uma configuração de outro mundo e é até acessível para muitos gamers. Em outras palavras, os desejados 60 fps são alcançáveis mais facilmente.

Segundo o desenvolvedor, outra grande vantagem do DirectX 12 é a computação assíncrona, que permite reutilizar o certo poder de processamento da GPU que seria desperdiçado e de realizar diversas tarefas em paralelo. Isso é vantajoso para o Xbox One também, aponta Katsman, algo que pode ser bem vantajoso para o console no futuro.


Outras vantagens listadas estão na utilização aprimoradas de placas de vídeo que contam integrações em SLI ou AMD CrossFireX. Segundo o chefe da Nixxes, a nova API da Microsoft permitiu que a equipe tenha muito mais controle neste tipo de tecnologia, garantindo ainda mais recursos para gamers que têm mais de uma placa de vídeo.

A Crystal Dynamics diz prezar tanto pela experiência de jogadores que contam com máquinas modestas quanto os que gastam uma boa grana em PCs gamers de altíssimo desempenho, algo que casa perfeitamente com o DirectX 12.

Fonte: Games/Tecmundo

Comentários

12 Mar, 2016 - 16:20

Comentários

tailsdw 15 Mar, 2016 09:46 0

mro22 escreveu:I5 3470, GTX 680 2 GB e 8 GB Corsair Vengeance 1600 MHZ em DX12.

Jogo setado no médio em full HD e mesmo assim não atinge os 60 frames
constantes, pra mim este jogo não esta tão optimizado como diz a matéria!

esse jogo puxa muita vram *--* tenta diminuir as texturas deve ajuda

mro22 14 Mar, 2016 21:55 1

I5 3470, GTX 680 2 GB e 8 GB Corsair Vengeance 1600 MHZ em DX12.

Jogo setado no médio em full HD e mesmo assim não atinge os 60 frames
constantes, pra mim este jogo não esta tão optimizado como diz a matéria!

tailsdw 14 Mar, 2016 20:29 0

Galera aqui eu senti uma boa melhoria , principalmente nas custscenes que o jogo enexplicavelmente travava, no game play a taxa de 60 fps esta bem mais estavel com tudo no maximo ,
i5 4440 e 970 8 gb ram

andreynoob 14 Mar, 2016 15:54 0

TH1AGOWAR
Isso que vc falou é verídico desde que, os jogos suportem o DX12, não adianta apenas ter a placa que suporte a API o jogo tem que ser em DX12 como é o caso do RT agora. então os jogos antigos não são beneficiados pelo DX12 e sim pelo WIN10 com o sistema de RAM compartilhada com Vram.enquanto não termos jogos com essa API não ganhamos nada de diferente do que vemos no DX11..

andreynoob 14 Mar, 2016 15:47 0

gtocurintcha escreveu:
icold escreveu:
gtocurintcha escreveu:No meu caso mudou poha nenhuma ¬_¬
I3-4160+GTX970+8GB

esse i3 ai da um gargalo monstro

Depende do jogo...
A maioria dos que joguei recentemente(Phatom Pain;Bioshock Inft;Fallout 4)rodou de boa. Para alguns tive gargalo sim(Dying Light, AC: Unity,Ryse of TR) mas é só travar em 30 FPS que joga sussa com tudo no High/Ultra

Amigo quando vc jogo Dying light com 30 fps travado, vc não sente como se estivesse com 20 frames? esse jogo é muito estranho quando está abaixo de 45 frames, pra mim quando cai pra 35,38 já encomoda muito.

gtocurintcha 14 Mar, 2016 09:21 1

icold escreveu:
gtocurintcha escreveu:No meu caso mudou poha nenhuma ¬_¬
I3-4160+GTX970+8GB

esse i3 ai da um gargalo monstro

Depende do jogo...
A maioria dos que joguei recentemente(Phatom Pain;Bioshock Inft;Fallout 4)rodou de boa. Para alguns tive gargalo sim(Dying Light, AC: Unity,Ryse of TR) mas é só travar em 30 FPS que joga sussa com tudo no High/Ultra

TH1AGOWAR 13 Mar, 2016 14:29 1

andreynoob escreveu:
TH1AGOWAR escreveu:Pessoal minha opinião,...[/b]

Tá certo! me fale jogos antigos que rodam em DX12.


Vamos la

Directx 12 e uma api de abaixo nivel,mais o que isso que dizer?....
Nas apis antigas eram 'dadas' varias voltas para poder a plc de vídeo entregar o frame.O problema disso e que as plcs de videos eram mal aproveitadas assim como os processadores que so utilizavam ao máximo 1 núcleo enquanto os demais ficavam em 'ociosos'(porque vc acha que tinha muito dual core rodando game next-gen?)

O que mudar com a directx 12?
TUDOCom essa nova api e possível fazer muita coisa,fazer sli-fire(ter plcs amd e nvidia rodando juntas,melhor aproveitamento dos núcleos do processador, melhor uso da plc de video, como a linguagem e mais 'próxima' da maquina ela não precisar dar varias voltas e acaba dando mais performance a ela.
[i]e como DX e retrocompativel o ganho tbm e sentido em jogos que usam DX mais antigas

RESPONDEU?

shyko 13 Mar, 2016 12:03 2

Só pra complementar, não esperem muita mudança em CPU dual core pois o DX11 já lidava com ele, na realidade os maiores beneficiados serão os AMD, com seu IPC baixo e muitos núcleos "reais", um Intel compensa a deficiência do DX11 com força bruta.
Outra, as GPU AMD também vão se beneficiar melhor do DX12 NAS PLACAS ATUAIS pq somente ela tem suporte por HARDWARE aos novos recursos, a NVidia ou não tem suporte ou vai dar suporte por software (que "pesa" mais), por isso temos relatos de usuários NVidia até mesmo com perda de desempenho ou nenhuma melhora, nesse caso, como sempre, só comprando um nova placa da próxima geração.

shyko 13 Mar, 2016 11:55 2

Vejo pessoal reclamando e falando em enganação, pessoal vamos procurar se informar antes, desde o principio foi dito que "poderia ter melhoras de até..." e isso depende MUITO da situação e do hardware, Vejam:

http://www.computerbase.de/2016-03/hitman-benchmarks-directx-12/2/

Notem como no i7 e diferença foi pequena, esses CPU tem um IPC alto (processamento num onico núcleo) logo mesmo em DX11 (que por padrão não trabalha muito bem com vários núcleos) ele se saiu bem, agora notem o FX, nele o ganho foi de mais de 60%, pq? Pq os FX da AMD tem um IPC baixo (logo se usar apenas 1 vai sofrer) mas em compensação tem vários núcleos, no DX11 esses núcleos "extras" eram pouco utilizados, agora com o DX12 a carga é balanceada e eles são uteis a ponto de um FX 8370 se aproximar do desempenho de um i7 6770k que custa o dobro.
Se eu tivesse uma maquina com um FX e visse ele ganhar desempenho (que sempre esteve lá mas não era utilizado) eu estaria bem feliz.

andreynoob 13 Mar, 2016 10:56 1

TH1AGOWAR escreveu:Pessoal minha opinião,leiam tudo antes de negativar

Vejo a galera ae falando mal com base em analise dos outros e vidiozinhos do youtube entao vou manda a real ja que possui ambos os games.rodando num i5-3.1+gtx750+8gb

No Tomb raider ouvi melhora sim,e perceptível que o game ganho mais fluidez,como o amigo anthonystefanon citou o dx12 da uma boa `chupada` no processador,isso acaba deixando a vga um pouco mais confortável na hora de fazer a renderização.

Ja o hitman e outra historia,como o jogo tem 2 dias de lançado a performance esta uma bosta isso levando em concideracao que ja teve um patch de 2 gb(fora os mini-patchs que estao saindo)

Acho que a dx12 vai mais ajudar vc gamer a jogar games antigos que os novos.

Se vc esta esperando rodar games da nova geração com plc-de-video lixos com dual core...esqueça.

Tá certo! me fale jogos antigos que rodam em DX12.

joeback66672 13 Mar, 2016 10:36 1

buiusemluxo escreveu:
gtocurintcha escreveu:No meu caso mudou poha nenhuma ¬_¬
I3-4160+GTX970+8GB



na moral cara, i3 e 970 nao da um casamento bom, (pega um i5 quard core pelo menos_+_)



Fera o i3 ta trabalhando como um quad core blz? o 4160 do cara não trabalha 100% nos games. poucos jogos abusam o maximo dele, em quanto ele tiver rodando abaixo dos 100% e a gpu entregar 100% o casamento está otimo... poucos jogos o i5 se sai melhor. e bem vejamos os preços 300 pila até de diferença por um ou outro jogo de estrategia em tempo real mais fluido

kadudanany 13 Mar, 2016 10:22 0

legal fera, aqui perdi 8 a 10 fps no risy of tomb.......gtx 970 amp omega edition core i5 3470..