Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

ARTIGO: O segredo dos jogos remasterizados



Não é de hoje que as principais redes sociais são alvos de insinuações e ironias sobre a quantidade de jogos remasterizados que o mercado atual apresenta. O Playstation 4 é a vítima mor neste quesito. The Last of Us, God of War III e Uncharted já estão por aí, além da promessa de Heavy Rain e Beyond Two Souls que devem chegar com melhorias para a nova geração em breve.

A Capcom, mãe de Street Fighter e Cia não ficou fora dessa e relançou os remakers de Resident Evil, além de outras tantas produtoras. Mas será que as produtoras e a própria Sony são inocentes ao ponto de relançar seus principais títulos sem mais nem menos?

Entrevistamos diversos leitores para responder esta questão. E o resultado é absolutamente diferente daquilo que está exposto na web aberta. Ou seja, remasterização vende e agrada!

Como todo mundo sabe, o mercado gamer cresce no Brasil e no mundo. Mesmo que em velocidade reduzida, é cada vez mais comum situar assuntos sobre consoles e jogos em qualquer ambiente, seja ele entre a molecada escolar, seja ele colocado na mesa de um bar ou em reuniões com amigos. Aliás, amigos de faixa etária entre 10 e 40 anos.

Em resumo, o cenário comercial do videogame mudou. E se nomes como os títulos apontados acima foram tão aclamados, porque não tê-los nos consoles atuais? Aliás, como nunca antes, esta geração tem uma exploração mais abrangente, proporcionando para muitos o primeiro console da família.

A Deep Silver lançou semanas atrás a remasterização de Risen 3: Titan Lords. Título não tão aplaudido quando lançado na geração passada. Porém, conforme nossos testes, vale a pena enfrentar um RPG diferente, em cenário tropical com inimigos nada comuns.

Com campo de visão mais vasto e sem aquela base medieval quase sempre presente nos jogos do gênero, Risen 3 é singular, ao ponto de de sacar um personagem bem "safadinho" e engraçado logo no início da estória.

Risen 3: Titan Lords Enhanced Edition - Primeiro trailer


Comichão

Sacamos também que grande parte dos consumidores de remasterizados são gamers que não quererem deixar de lado títulos que marcaram suas passagens anteriores. Nossa redação percebeu que além dos novatos, tem muita gente assumindo a compra dos títulos só por conta de reviver a experiência em um novo patamar gráfico e sonoro. Um comichão quase inevitável aos que entendem do assunto.

Fonte: Brasilgamer

Comentários

02 Set, 2015 - 14:02

Comentários

silviola 03 Set, 2015 20:07 2

Particularmente acho o sucesso das remasterizações um reflexo do envelhecimento dos gamers.
Quanto mais velho vai ficando, menos aberto a novas experiências o ser humano vai ficando, ou seja, o receio do novo.
Falo por mim mesmo, tenho 36 anos:
1. Eu estaria muito mais empolgado com uma remasterização do Super Metroid do SNES's do que um novo Metroid para Wii-U .
2. O mesmo vale para um Remaster do Need Porshe ou High Stakes do que do Underground.

bane727 03 Set, 2015 10:43 0

Remasterizações tem custo de produção mais baixo, pois toda espinha dorsal do game está intacta, não sendo preciso uma equipe de desenvolvimento de história e entre outras coisas, sendo feito apenas atualizações gráficas e jogabilidade. Claro que games do PS1, que foram convertidos pro Game Cube, como Metal Gear Solid Twins Snakes e Resident Evil, os gráficos foram feitos do zero, mas quando Resident Evil foi feito atualmente uma nova remasterização pros atuais consoles, o trabalho foi menor, pois a base do Game Cube gráfica precisou apenas de atualização de resolução, luzes e outros pequenos pontos.

Akah 03 Set, 2015 01:38 5

Só acho errado remasterizar um jogo da geração passada, e como diria o Zangado:
Se vai remasterizar, pelo menos coloca uma legenda em pt-br.

firefox 02 Set, 2015 15:11 1

Bom, creio que as empresas precisam sobreviver e para isso precisam de dinheiro. Além do mais, se há demanda de mercado, não vejo nada demais e explorar isso.
O que não pode é uma empresa se render ao 'mimimi' de um grupinho seleto e não se arriscar, seja inovando em novos títulos ou recriando/remasterizando títulos consagrados que acabam agradando até quem não conhecia essas pérolas do passado.

german85 02 Set, 2015 14:24 2

Bom pra mim os jogos clássicos do ps1 eram totalmente diferente de como são hoje, visto que a mecânica na época era diferente, ainda assim é interessante vc jogar um jogo antigo com belos gráficos e novas mecânicas para reviver antigas experiências.