Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

NASA bate o foguetão na mesa: ninguém vai pra Marte sem nossa ajuda!



A gente vem falando por aqui há muito tempo sobre os projetos e sonhos humanos de visita e uma dificílima colonização de Marte. Uma das prioridades atuais da NASA é levar humanos para o planeta vermelho.

E a agência resolveu deixar claro que iniciativas de companhias privadas não terão chance alguma de sucesso sem sua ajuda.

Recentemente o administrador Charles Bolden disse ao comitê de Orçamento do Governo dos Estados Unidos que o foco principal dos projetos da NASA, atualmente, envolve uma jornada até Marte. Estamos falando aqui de experimentos, estudos e testes que prevêm um pouso no planeta em 2030. Pouco menos de 15 anos.

"Ah mas 15 anos é uma eternidade, Toad…" — tem certeza? Estamos mais pertos de 2030 do que 1999, ano de lançamento de discos como o Californication do Red Hot Chili Peppers, do Enema of the State do Blink 182, da vitória do Paul Tergat do Quênia na São Silvestre, acontecimentos relativamente recentes na nossa história. Sim, tempo é relativo, eu sei, mas o ponto é que quando a gente menos perceber, 2030 já chegou.

E eu sei que tem quem pergunte:

"Ah, mas pra quê gastar tubos de dinheiro pra ir pro espaço, quando tem gente passando fome na África…"


Imagem

Primeiro que há dinheiro suficiente pra se investir nas duas frentes, uma coisa não impede a outra. E eu nem vou falar sobre toda a evolução científica que se consegue em projetos assim. Se você não é capaz de entender tudo isso, eu te apresento um argumento que pode mudar sua forma de pensar:

Uma possível ida do homem à Marte pode salvar a humanidade.

Uma missão tripulada é crucial pra entender o que aconteceu com Marte, que já foi habitável um dia, e adquirir conhecimento que permita que os cientistas encontrem formas de evitar que a Terra tenha o mesmo destino. ET Bilú que ensinou.

E o senhor Bolden vai ainda mais longe:

"Humanos precisam se livrar da dependência do Planeta Terra… E Marte é o planeta que mais se parece com a Terra" — disse ele.


Acho que o ponto chave dessa exploração é o que a comunidade científica chama de Asteroid Redirect Mission (ARM), que tem como objetivo colocar um pedaço de asteróide em órbita ao redor da lua. A NASA pretende usá-lo pra testar diversos tipos de tecnologia de risco crítico, como propulsores que funcionam com energia solar, além de robôs autônomos. É preciso saber como isso tudo vai se comportar no espaço.

A ARM também é absurdamente importante para o estudo do Space Launch System (SLS), um sistema de lançamento que pretende enviar astronautas e equipamentos muito além da órbita da Terra. Nesse processo todo, a Lua é considerada um ponto intermediário entre a Terra e Marte, com possibilidade de pouso lá e tudo mais.

Ok, mas onde é que ficam as empresas como a SpaceX, que recentemente se tornou a primeira empresa privada a lançar um foguete em altitude orbital e que está experimentando foguetes reutilizáveis de uma forma sensacional?

Pois aí que tá: para Bolden, empresas como essa não representam qualquer tipo de competição pra NASA.

"Nenhuma empresa comercial vai pra Marte sem ajuda da NASA e do governo!"


E aí, o que vocês me dizem? Ele tem razão? Ou isso significa na verdade que Elon Musk e a SpaceX estão começando a incomodar?

Fonte: Meiobit

Comentários

18 Abr, 2015 - 18:40

Comentários

gtocurintcha 20 Abr, 2015 15:10 0

Eu entendo o pessoal que tá questionando a "ida do homem à lua".
Apesar de acreditar que o homem foi sim a lua, vejamos assim:
A lua, se comparada a Marte, está logo alí. Já se fazem mais de 45 anos que o homem pisou nela pela primeira vez e de lá pra cá só foram 6 vezes no total. Todas estas idas foram em missões Apollo entre 1969-1972 e só, nenhuma "recente"(Historicamente são recentes sim eu sei u.u).
Registros visuais dessas viagens nós temos sim. Porém acredito que poucos(pelo menos a nível de conhecimento comum sim, são poucos registros).
E mesmo a lua estando logo alí não sabemos tuuuuddooo sobre ela(vejam o famoso "lado escuro"). Nem base de estudos/pesquisas lá temos. =/
Daí fica difícil aceitar o "em 2030 estaremos em Marte".
=D

marlon_tho 19 Abr, 2015 14:06 5

DanielEvil escreveu:Por que esses UAP NO ÚC não vão para lua e fazem um video de gente que prove que eles realmente foram a lua.

Como assim cara!? existem vários videos e imagens das 6 vezes que eles foram lá. Eu já vi muitas teorias da conspiração, mas nenhuma sustentada por algum físico. Se você tem alguma duvida disso pergunte algum físico (de verdade não da internet) na universidade mais próxima, questões do tipo por que não aparecem estrelas nas fotos e filmagens ou por que a bandeira parece responder a uma brisa, dimensões, sombras ou qualquer outra suposta "falha", tenho certeza de que ele vai te convencer através de provas.

anthonystefanon 19 Abr, 2015 13:06 0

Superman vai passar aperto para fugir do Batman agora. Batman VS Superman

numeros123 19 Abr, 2015 10:23 0

Ninguém entra em casa sem a chave Joinha!
Mas é só quebrar uma janela Troll!

DanielEvil 19 Abr, 2015 09:33 -4

Por que esses UAP NO ÚC não vão para lua e fazem um video de gente que prove que eles realmente foram a lua.

rambo2142 19 Abr, 2015 07:38 -8

E a Lua até hj eles não provaram que foram para la

Gaúcho Transão 19 Abr, 2015 01:50 -9

Mas vão criar vergonha na cara NASA, nem pra lua foram, querem dar de fodão de Marte seus zé ruela, chega de mentiras seus falsários !!!

goiaba 18 Abr, 2015 23:19 6

Ótimo artigo! Joinha!

Storm2011 18 Abr, 2015 22:37 2

Já já, vão está vendendo terreno lá