Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Qualcomm anuncia novo Snapdragon 820 a ser lançado este ano

Logo após a Samsung ter anunciado o seu novo flagship com seu novíssimo Exynos 7420 que promete um desempenho matador com baixo consumo, a Qualcomm chega para revelar o seu novo SoC topo de linha a ser lançado este ano, o Snapdragon 820. Isso mesmo, o Snapdragon 810 mal chegou ao mercado e sua fabricante já quer ir além e mostrar as novidades que veremos em breve.

O novo chipset abandonará a implementação big.LITTLE criada pela ARM e que vem sendo usada pela Samsung há algumas gerações do Exynos. Nela, nós temos a combinação de núcleos econômicos (como os Cortex A7 ou A53) com núcleos de alta performance (como os núcleos Cortex A15 ou A57), gerando, assim, um equilíbrio no consumo de acordo com a demanda feita pelo sistema.

O Snapdragon 810 trouxe uma combinação bem próxima ao que a Samsung usa atualmente nos Exynos 5433 e 7420, com quatro núcleos Cortex A53 em adição de quatro núcleos Cortex A57. No entanto, com o Snapdragon 820 a companhia pretende voltar a investir em tecnologia própria. Assim, nós teremos desta vez os novos núcleos Kryo, os verdadeiros sucessores dos núcleos Krait usados na linha Snapdragon 800 (incluindo os modelos 801 e 805) e também na linha Snapdragon 600.

O novo Snapdragon 820 contará com processo de fabricação mais refinado indo além dos 20nm usados atualmente pela Qualcomm. Ainda não foi informado se a empresa usará o processo de fabricação a 16nm da Global Froundries ou se recorrerá à Samsung para também adotar o novo processo FinFET 14nm. Mesmo a Qualcomm deixando a implementação big.LITTLE da ARM de lado, a arquitetura dos novos processadores ainda será baseada no ARMv8.

O Snapdragon 820 irá desempenhar um papel-chave em uma nova plataforma de computação cognitiva que a Qualcomm está chamando de Zeroth. Computação cognitiva é uma ideia bastante nebulosa e recente que refere-se a computadores que podem habilmente se adaptar a ambiguidades e incertezas dos problemas humanos. No caso da plataforma Zeroth, a Qualcomm desenvolveu um conjunto de software que utiliza blocos de hardware subjacentes (o modem, o processador de sinal de imagem, o codec de áudio, etc.) para fornecer alguma funcionalidade inteligente. Segurança Intuitiva, por exemplo, utiliza a análise comportamental para fornecer autenticação mais segura e proteger contra as ameaças de malware. Outra característica usa várias condições ambientais para desencadear ações contextuais (sim, isso requer o microfone e outros sensores sempre ligados). Aparentemente, Zeroth vai mesmo ser capaz de "personalizar e adaptar interações através do reconhecimento de expressões faciais."

Qualcomm anunciou as novidades do Zeroth e seu novo Snapdragon 820 na Mobile World Congress (MWC 2015) que acontece entre os dias 2 e 5 de março. Não foi informada uma data certa de quando a novidade chegará ao mercado, a empresa apenas informa que no último trimestre de 2015 já teremos smartphones com o novo chipset no mercado.

Fonte: Tudocelular

Comentários

02 Mar, 2015 - 18:47

Comentários

gustavomoraes 02 Mar, 2015 21:43 -1

É capaz de a Rockstar lançar GTA 5 para tablets antes do PC Bwahaha!