Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que a franquia O Espetacular Homem-Aranha fracassou?

Imagem

Com a ida do Amigão da Vizinhança para a Universo Cinematográfico da Marvel, a franquia de O Espetacular Homem-Aranha chega ao fim de forma precoce.

Não é novidade para ninguém que essa nova versão do Homem-Aranha dividiu opiniões desde o começo, algumas sensatas e outras nem tanto. Vamos tentar esclarecer aqui os diversos motivos que levaram o Espetacular Homem-Aranha a não ser tão popular como se esperava.



Era muito cedo para um reboot

O primeiro filme do reboot do Cabeça-de-Teia foi anunciado em 2010, apenas três anos depois da franquia de Sam Raimi ter chegado ao final. Apesar da bomba que foi "Homem-Aranha 3", quase ninguém viu a ideia de um reboot com bons olhos.

A trilogia de Sam Raimi era adorada e as pessoas estavam dispostas a dar uma chance para aquele Homem-Aranha, mas não foi o que aconteceu.

Ao invés disso, um novo Homem-Aranha foi colocado no lugar. Um Aranha mais novo, carismático e diferente do conceito que as pessoas estavam acostumadas no cinema.

O problema é que Andrew Garfield se tornou o novo rosto do personagem apenas cinco anos após Tobey Maguire vivê-lo pela última vez. Estava (e está) tudo muito recente na memória das pessoas, a origem do personagem foi contada novamente sem nenhuma necessidade, o que causou desconforto e nos levou ao próximo item...

Imagem

Viúvas do Raimi

"Homem-Aranha lixo, sou muito mais o antigo"

Essa frase provavelmente foi uma das coisas mais ditas em 2012, e isso antes de O Espetacular Homem-Aranha fazer sua estreia!

A troca de atores (e de franquia) causou uma revolta generalizada na internet. Campanhas difamatórias se propagavam rapidamente nas redes sociais e a nova franquia perdia força sem nem mostrar a que veio.

Essa propaganda ruim certamente foi notada pelos espectadores, muitos deixaram de ir ver o filme simplesmente porque "trocaram o ator" e saíram falando mal por aí.

Você certamente conhece alguém que fez isso.

Imagem

A falta de conhecimento do público

Outro grande problema sofrido pela franquia Espetacular é que as pessoas passaram a ter outra imagem de quem é o Homem-Aranha.

Ao invés de compararem com o material fonte (quadrinhos) e procurarem referências nas histórias clássicas, o grande público só quis comparar o Peter Parker de Andrew Garfield com o Peter Parker de Tobey Maguire.

Quem acompanha o site há algum tempo sabe que não sou um grande entusiasta de Tobey Maguire como Peter Parker.

Ele foi passivo, deprimente e chato no personagem, tudo o que Peter NÃO é.

Quando viram Garfield fazendo um Peter mais esperto e brincalhão nos cinemas, muitos reclamavam porque a imagem que elas têm de Peter Parker é a que Tobey Maguire deixou: um bundão.

Imagem

"A história não contada"

Talvez o maior pecado do primeiro filme tenha sido querer contar a origem do Homem-Aranha novamente. Era desnecessário e as comparações seriam inevitáveis.

Mas fizeram.

E, como se não pudesse ficar pior, resolveram que iriam tentar diferenciar o máximo da origem da trilogia de Sam Raimi.

O diretor Marc Webb inseriu uma trama em relação aos pais do Peter que, apesar de ter sido retirada diretamente dos quadrinhos tradicionais em mistura com o Ultimate, não ganhou força.

Ninguém conseguiu se importar, de fato, com tudo aquilo e a obsessão de Peter pelos pais tirou muita da importância de Ben e May Parker.

Imagem

Exploração abusiva da marca

Este talvez tenha sido o motivo pelo qual o segundo filme seja considerado um "fracasso" nas bilheterias mesmo faturando mais de 700 milhões.

O marketing de O Espetacular Homem-Aranha 2 foi colossal, exagerado até.

Milhões foram investidos em trailers, propagandas, TV Spots, espaço no Super Bowl e acabou que o feitiço virou contra o feiticeiro.

Antes da estreia do filme, já tinham saído 8 trailers, toneladas de imagens promocionais e inúmeros TV Spots com a maior quantidade de easter-eggs possíveis e isso tirou muito da surpresa de quem foi ao cinema.

Imagem

Outros tempos, outras tendências

Na época da primeira trilogia, o Homem-Aranha dominava absoluto no cinema. Entre 2002 e 2007, só existia a franquia dos X-Men para competir e a trilogia do Batman de Christopher Nolan estava no começo. Obviamente o Homem-Aranha era o herói mais requisitado.

Hoje, filmes de super-heróis já constituem um gênero próprio e são os que mais arrecadam em bilheterias. A Marvel Studios revolucionou o mundo com seu universo cinematográfico e heróis como o Homem de Ferro e um guaxinim com metralhadora fazem os olhos das pessoas brilharem mais que o velho Amigão da Vizinhança.

É natural, o Homem-Aranha não é mais novidade, fazia parte de um universo alheio onde não poderia se relacionar com ninguém e isso não causava tanta empolgação nos fãs.

"Todos queriam saber quando o Homem-Aranha ia entrar para os Vingadores"

Isso porque o grupo, hoje em dia, tem o maior apelo entre os nerds. O Aranha é figurinha carimbada, porém veterana, já temos filmes dele há mais de dez anos e os outros estão aí, com toda a energia do "novo", prontos para durarem trilogias e mais trilogias.

Também é correto afirmar que existiu uma resistência natural por parte do público em aceitar o novo Homem-Aranha apenas porque ele não fazia parte do fantástico Universo que a Marvel construiu no cinema.

O Homem-Aranha sempre vai render dinheiro, mas quando se coloca ele para estrear em pleno 2012 ao lado de Vingadores e do último filme do Batman de Christopher Nolan, é esperado que ele seja ofuscado.

Imagem

Péssimo uso dos vilões no segundo filme

O Espetacular Homem-Aranha 2 teve muita coisa, coisa até demais.

O filme contou com três vilões: Electro, Duende Verde e Rhino.Apesar de a balança entre os dois primeiros ter ficado equilibrada e o Rhino só ser uma participação especial, ainda assim não funcionou.

Não deu certo porque nenhum dos três convenceram. Electro já é um vilão B da imensa galeria de inimigos do Homem-Aranha, e aqui ele foi utilizado como vilão principal e nem isso conseguiu ser.

O personagem vivido por Jamie Foxx foi reduzido ao estereótipo de vilão bobão e, apesar de ter seu nome estampado no subtítulo do filme, não representou nenhuma ameaça.

Harry Osborn estava incrível até ter que se transformar. Depois disso tudo aconteceu muito rápido e não conseguiram o impacto necessário para suas motivações (que até eram convincentes). E além do mais, o visual estava horrível!

Imagem

Alex Kurtzman & Roberto Orci

Os roteiristas do filme são conhecidos por trabalhos como Transformers e Star Trek: Into Darkness.

A dupla não é exatamente muito querida pelos fãs e eles são bem famosos pela péssima mania de querer interligar todos os acontecimentos nos filmes em que trabalham.

Talvez isso explique o "OsCorpcentrismo" sofrido na franquia do Espetacular Homem-Aranha.

Imagem

Matt Tolmach & Avi Arad

Produtores dos filmes do Aranha desde o início, Tolmach e o chefão Avi Arad talvez sejam as figuras mais odiadas pelos fãs.

Por muito tempo, Avi Arad foi o verdadeiro detentor dos direitos cinematográficos do Homem-Aranha e podia fazer tudo com o personagem.

Dizem que é dele a culpa de Homem-Aranha 3 ter ficado tão ruim, já que ele obrigou Sam Raimi a inserir o Venom e o diretor preferiu ferrar tudo.

Arad também foi o produtor da nova franquia, praticamente tudo o que deu de errado deve ter vindo da cabeça dele.

Imagem

Sony

No ano passado, Andrew Garfield deu uma entrevista que deve ter causado um grande desconforto nos executivos da Sony. O ator afirmou que o fato de O Espetacular Homem-Aranha 2 ter recebido avaliações tão mistas da crítica e do público se deve ao fato do estúdio ter interferido muito no trabalho do diretor Marc Webb.

Segundo Garfield, os produtores (Avi Arad & Matt Tolmach) e os executivos da Sony interferiam no andamento do roteiro o tempo inteiro, inseriam cenas novas e descartavam as ideias de Webb, além de jogar boa parte do material já gravado fora.

Fonte: Legiaodosherois

Comentários

27 Fev, 2015 - 19:18

Comentários

raphabrasco 02 Mar, 2015 08:18 0

Não deu certo porque fizeram um Peter Parker todo descolado pegador de meninas, até que isso é legal, mas se forem querer fazer uma coisa igual a dos quadrinhos está errada, pois Peter Parker é um nerd, e não pegador...

fernando1000 28 Fev, 2015 01:38 0

a primeira trilogia com o tobey na minha humilde opinião foi muito melhor.

MendigoStrife 28 Fev, 2015 01:21 2

Tobey Maguire = Emo-Aranha

isenmithrandir 28 Fev, 2015 00:56 0


HA!!! é só mais uma viúva de Webb..rsrsrs..até tentou ser imparcial no inicio..mas um fan-boy, sempre se revela no final dos argumentos... :D

chucky515 28 Fev, 2015 00:43 4

eu acho que foi essa troca troca de ator fedeu com tudo, imaginar trocar o ator de wolverine? quem ia gostar?

semetra 28 Fev, 2015 00:25 3

Esse de especular não teve nada, uma porcaria de filme, primeira trilogia foi a melhor.

Benjiro 27 Fev, 2015 23:47 2

ronyalan3 escreveu:Pode ter falhado em muitas coisas, menos em bilheteria. Os 2 filmes juntos passam de 1 bilhão de dólares fácil.

Os 2 filmes foram os que menos arrecadaram bilheteria de todos os filmes já feitos do Aranha, sendo que os antigos não tinha o 3D que custa mais caro e também antigamente o ingresso era mais barato, então...

Benjiro 27 Fev, 2015 23:39 4

DonTorresi escreveu:Assisti a primeira trilogia e gostei. O espetacular assisti só o primeiro e achei muito adolescente. Parece que foi feito para o público do Crepúsculo, Jogos Vorazes e afins. Não me agradou em nada. Trilogia boa foi a do Batman!

Aconteceu o mesmo comigo, senti que o filme não foi feito pra mim... Mas já superei isso, ainda mais agora que vai ter reboot de novo.

aramaicon 27 Fev, 2015 23:29 -2

gostei do filme,curto qualquer filme não sendo nacional ta bom,tirando o tropa de elite o resto é tudo filme palha,não intendo nada de filme!!!

DonTorresi 27 Fev, 2015 23:19 4

Assisti a primeira trilogia e gostei. O espetacular assisti só o primeiro e achei muito adolescente. Parece que foi feito para o público do Crepúsculo, Jogos Vorazes e afins. Não me agradou em nada. Trilogia boa foi a do Batman!

Grilex 27 Fev, 2015 22:16 2

Grilex | 27/02/2015 (22:14)
eu prefiro o "bundão" persistente do primeiro que o patricinho sem graça do segundo, até aquela cena do basquete que ele fica humilhando o cara (desnecessaria) não se compara com aquela cena que o primeiro ator fez quando namorado da mary jane tenta bater nele, e naquela cena que ele luta para tentar comprar um carro para impressionar a mery jane. O primeiro pode até ter se distanciado do gibi mas da de goleada no segundo. O primeiro era mais carismático e tinha um senso de humor que humilhava o segundo que não arrancava gargalhada de ninguem. O primeiro era desastrado mas era mais natural que o segundo que fazia as coisas meio que forçado e historia e os vilões nao ajudaram em nada. Até o nome "espetacular" já forçava a amizade, ai a gente vê o filme e não ve nada de espetacular só mais um filme mais ou menos que nao te surpreende em nada.

ronyalan3 27 Fev, 2015 21:23 1

Pode ter falhado em muitas coisas, menos em bilheteria. Os 2 filmes juntos passam de 1 bilhão de dólares fácil.