Ken Levine, o criador de Bioshock, se impressionou com a narrativa de Shadow of Mordor
Ken Levine é nada menos do que o produtor de BioShock e BioShock Infinite, dois jogos fantásticos com histórias espetaculares. E, como roteirista de jogos, ele ficou impressionado com a narrativa de Shadow of Mordor (Sombras de Mordor no Brasil).Levine escreveu um texto no Medium elogiando o poder de decisão que Shadow of Mordor dá aos jogadores. No recente jogo baseado no mundo de Tolkien, você pode escolher em qual ordem vai enfrentar os chefões, e como cada uma dessas decisões influencia diretamente no que acontece na sequência do jogo.
Nas palavras de Levine:
"Mas eis a melhor parte. Ninguém diz como você deve derrotar a família de criminosos [os antagonistas do jogo]. Você quer derrotar Lorm Metal-Bear antes para enfraquecer seu mestre, Dharg the Black? Vá em frente. Quer transformar Horhog the Armorer em um agente duplo para ele apunhalar pelas costas seu chefe Goroth Caragor Tamer? Faça isso.
Enquanto eu jogava o jogo, me perguntei, "Como eles estão fazendo isso? Como eles me permitem derrotar tantos chefes em qualquer ordem? Isso não quebra o jogo?" E então percebi: os orcs não são personagens sob medida. Eles contam com dúzias de pedaços de micro-conteúdo que podem ser misturados e combinados para construir milhares de combinações diferentes. Um Orc chamado Horhog the Armorer na verdade é "Nome X o nome Y". Os atributos que constroem o personagem de Horhog – ele tem medo de fogo mas se enfurece ao ver seus servos morrendo – são escolhidos a partir de uma lista e atribuídos pelo jogo dinamicamente. Mesmo seu corpo, sua armadura, suas cicatrizes são posicionadas algoritmicamente conforme o jogador encontra Horhog no campo de batalha. Horhog vai se lembrar que, no seu último encontro, ele chutou sua bunda. Esses orcs, e como você escolhe derrotá-los, são a historia de Shadow of Mordor."
Em resumo, o jogo cria os orcs conforme você joga – eles não são previamente definidos, e sim gerados de acordo com sua evolução em Shadow of Mordor. A história do jogo é a sua história dentro do jogo, e isso altera completamente a forma como a narrativa é construída dentro dele.
Você pode ler a análise completa de Levine aqui (em inglês). E, desde já, estou bastante ansioso pelo próximo jogo dele. Espero mesmo que ele incorpore alguns desses elementos de Shadow of Mordor que o impressionaram. Como Levine mesmo disse, uma narrativa como essa só é possível dentro dessa mídia específica (no caso, os jogos), e ainda estamos engatinhando nesse mar de possibilidades que os games nos dão.
jack5000br 20 Dez, 2014 11:45 0
rafaelpascoa 20 Dez, 2014 00:01 0
coloca Shadow of Mordor 2 pra não ter problema :D
Marlon018 19 Dez, 2014 20:42 3
Aliás, a sequência vai se chamar como? O nome da franquia é Middle-Earth mas acabou ficando conhecida como Shadow of Mordor. kkkkk
israelssilva1989 19 Dez, 2014 19:16 2
starbearer77 19 Dez, 2014 16:53 1
pelo que eu entendi ele atribuiu toda a narrativa do jogo a jogabilidade do sistema de casta dos orcs, não exatamente a história do jogo ou até mesmo ao personagem, o que de fato é o ponto mais alto do SoM.
chinobistar 19 Dez, 2014 16:10 0
charleskennedy2089 19 Dez, 2014 15:22 1
mas o jogo é **** <3