Retrospectiva: com remasterizações e bugs, nova geração ainda não empolga
PlayStation 4 e Xbox One foram lançados no fim de 2013, e a expectativa era que, em 2014, ao menos um pouco do poder deles fosse mostrado ao público. Não foi isso o que aconteceu, no entanto. Neste ano, tivemos uma chuva de remasterizações e jogos cheios de bugs.Tudo começou já em janeiro, quando o ótimo reboot de Tomb Raider foi relançado para os dois consoles. Alguns meses depois foi a vez de The Last of Us voltar com gráficos melhorados ao PS4, seguido pela coletânea Metro Redux, com Metro 2033 e Metro: Last Light. No Xbox One, a coletânea Halo: The Master Chief Collection levou os quatro jogos da série Halo para o novo console da Microsoft. Sleeping Dogs também ganhou sua versão "definitiva" em outubro, assim como Grand Theft Auto V foi relançado em novembro.
São ótimos jogos, de fato. Mas são jogos antigos. E não é exatamente isso o que queremos quando compramos um console novo: queremos jogos novos. E para 2015 a tendência é de mais remasterizações: Final Fantasy X/X-2 no PS4, Final Fantast Type-o HD no Xbox One e PS4, DmC – Devil May Cry e Resident Evil HD são alguns dos já anunciados para os próximos meses, o que mostra que os estúdios ainda não cansaram de relançar os mesmos jogos.
Para ser justo, os jogos novos chegaram. Mas muitos deles vieram quebrados – uma quantidade enorme deles, aliás, com muito mais falhas do que deveríamos aceitar.
Call of Duty: Advanced Warfare, Assassin’s Creed Unity, Driveclub chegaram às lojas com falhas imperdoáveis. No caso de CoD, o jogo precisou de patches para se tornar jogável no PC. Assassin’s Creed ainda não teve todas as suas falhas consertadas. Driveclub, da Sony, demorou muito tempo para ser corrigido. E Master Chief Collection sofreu com problemas em seu multiplayer.
Claro, tivemos jogos ótimos para os consoles. Como Sunset Overdrive, no Xbox One, além de Destiny, Titanfall, Dragon Age: Inquisition, Shadow of Mordor, entre outros. E nenhuma das empresas pode reclamar das vendas – a divisão de jogos da Sony vai muito bem (ao contrário do resto da empresa), enquanto o Xbox One superou a marca das 10 milhões, impulsionado principalmente por uma redução no preço.
Mas, no geral, o primeiro ano de Xbox One e PS4 no mercado foi decepcionante. Esperávamos mais. Provavelmente teremos muito mais em 2015, com Uncharted: A Thief’s End, Evolve, Batman: Arkham Knight, Bloodborne, The Witcher 3: Wild Hunt, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain entre outros. Talvez enfim chegue aquele jogo que nos fará perceber que de fato estamos em uma nova geração.
francisbrands 18 Dez, 2014 14:30 0
Hardware do PS4 e Xbone ultrapassado para os jogos de 2015? Então me explique como eles estão produzindo esses jogos especificamente para jogar nos atuais consoles? Me explica porque geralmente os downgrade são feitos massivamente nas versões de PC e não nos consoles? O que tu falou sobre adaptar o PC ao jogo é correto, mas essa de que o consoles next gen ficam obsoletos de um ano para o outro é burrice
Alexfire1 18 Dez, 2014 11:04 1
villybailey 18 Dez, 2014 06:41 2
Kevinhow 18 Dez, 2014 02:44 0
Jeff 18 Dez, 2014 00:49 2
chinobistar 17 Dez, 2014 23:52 0
Pura verdade. TODAS as gerações começaram fracas, e depois de 2 ou 3 anos, começam a aparecer aqueles jogos que te fazem dizer: nossa, essa geração tá valendo muito a pena. No caso, já no ano que vem, teremos The Witcher 3 e Arkham Knight, que começarão a mostrar o potencial da 8ª geração. Não dá pra se chutar o balde logo no 1º ano, as desenvolvedoras mal tiveram tempo de desenvolver seus jogos para os consoles mais novos.
Então, como o Pallas disse, chega de mimimi.
furol 17 Dez, 2014 22:57 1
Pallas 17 Dez, 2014 22:22 2
Chega desse mimimi, por favor. Faz UM ANO desde o lançamento das últimas plataformas da nova geração, UM MÍSERO ANO! Não tem como querer que a 8ª geração chegue detonando tudo que isso simplesmente não tem condições! As produtoras não tem uma bola de cristal pra saber com que hardware e com que software vão trabalhar no futuro, então na prática os novos jogos só entraram em desenvolvimento pleno em meados de 2013. Um ano e meio não é suficiente, a menos que as pessoas abram mão da otimização, dos novos recursos gráficos, de uma física mais realista e tudo mais.
Por isso eu digo: esperem, tenham paciência, parem com essa mania de querer julgar o livro pela capa! As franquias de peso ainda vão retornar, só tem que deixar os desenvolvedores respirarem um pouco, afinal, tratam-se de novas plataformas e os macetes que vão permitir a criação de grandes obras demoram até serem devidamente entendidos e descoberto.
ratacoisa 17 Dez, 2014 20:27 1
MrDarkness 17 Dez, 2014 20:16 6
Espero que isso mude no ano que vem, pq se continuar assim...