Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Plugins populares, como Silverlight e Java, em breve não funcionarão mais no Chrome



Alguns plugins populares baseados no padrão NPAPI, lançado em 1996 (!) com o Netscape Navigator 2.0, deixarão de funcionar no Chrome num futuro bem próximo. A empresa publicou um cronograma atualizado com previsão de término para setembro de 2015.

Entre os plugins afetados estão o do Java, Silverlight, Unity e alguns do próprio Google, como o do Google Talk e Google Earth. A justificativa da empresa é que a utilização deles tem diminuído nos últimos tempos e a sua manutenção traz impactos na segurança, velocidade e estabilidade do navegador.

Em setembro de 2013, quando os planos de aposentar os plugins NPAPI foram anunciados, apenas seis plugins eram usados por mais de 5% dos usuários do Chrome. Desde então essas porcentagens continuaram caindo (veja tabela abaixo) e, hoje, o plugin mais popular, o Silverlight da Microsoft, é encontrado em somente 11% da base – e, acredita-se, a maioria em decorrência da Netflix, que já trabalha em uma versão HTML5 do seu player em substituição ao Silverlight.

Imagem

O cronograma de desativação do NPAPI foi dividido em três etapas:

  1. Em janeiro de 2015, os plugins serão bloqueados por padrão (hoje isso é uma opção no Chrome). Os usuários poderão executá-los, mas terão que fazer isso manualmente, em cada sessão/página, clicando em um botão na barra de endereços.


Imagem

  1. Em abril de 2015 essa alternativa ficará indisponível e os plugins serão removidos da Chrome Web Store. Para empresas e usuários avançados que ainda dependerem de certos plugins, haverá uma última chance via Políticas Empresariais e uma flag, acessível em chrome://flags/#enable-npapi
  2. Em setembro de 2015 será o fim: o suporte a plugins NPAPI será totalmente removido e não haverá qualquer tipo de gambiarra ou alternativa para empresas e usuários que ainda precisarem deles.


Dependendo das estatísticas de uso o cronograma poderá ser alterado. Para quem precisa de um desses plugins no dia a dia, porém, o ideal é adaptar seus sites à nova realidade. O Google tem um guia para desenvolvedores sobre o encerramento do suporte ao NPAPI e uma alternativa mais moderna e rápida, o PPAPI – o plugin do Flash para Chrome, por exemplo, é feito em cima dessa API. [The Chromium Blog via VentureBeat]

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

26 Nov, 2014 - 20:17

Comentários

andre_selevskin 29 Nov, 2014 17:41 0

eu so uso o google chrome pq o mozila depois 3.6 n presto mais, se n era raposa ate hoje

andrerizzo 28 Nov, 2014 18:20 0

qualquer programa que vc baixa, vem o chrome junto, eles enfiam essas porcarias no pc da gente,.. que ***** isso véei!,.. navegador lixo.

chakkall88 27 Nov, 2014 00:11 1

Aqui só da erro se eu deixar o ADBLOCK PLUS ativado em certos site que usa como meio de sustentação as milhares de propagandas na tela, não reclamo disso até porque se eu não ajudo com doação não tenho do que reclamar dos filantropos por trás dos foruns e sites sem nada em troca diretamente.

VelhoGamer 27 Nov, 2014 00:02 1

Kevinhow escreveu:Alguém usa bosta de Chrome ?

http://static1.purebreak.com.br/articles/3/67/73/@/36525-sua-mae-ta-sabendo-dessa-zoeira-meu-diapo-1.jpg

Kevinhow 26 Nov, 2014 22:42 -6

Alguém usa bosta de Chrome ?

infinion 26 Nov, 2014 22:26 2

Será que agora os bancos param de obrigar a gente a instalar esse módulo (falho) de proteção que só dá erro baseados em java?!?!

JimmyDoom 26 Nov, 2014 20:26 0

Essa porcaria vive dando erro
Silverlight