Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como a indústria dos video games engana você com screenshots todos os dias

Diariamente, desenvolvedoras liberam novas capturas de tela de um lançamento esperando surpreender o público. Na maioria das vezes, entretanto, parece que há algo errado: a imagem está bonita demais. Não, não estamos duvidando da qualidade do produto — mas é praticamente impossível que a mesma intensidade gráfica das fotografias seja reproduzida no game. Normalmente, isso é comprovado logo depois do lançamento, mais ou menos quando você compra um sanduíche que parecia incrível na ilustração do cardápio.

Em 2005, o site Penny Arcade cunhou um termo especialmente engraçado para essas imagens de divulgação. A palavra é bullshot — variação de um xingamento em inglês que significa "bobagem", mas de uma forma mais arrogante.

Há quem não ligue muito para isso, afirmando que as empresas tem mesmo é que vender o próprio peixe. Já outros jogadores alegam que isso é tentar fazer o consumidor de bobo, algo que está cada vez mais difícil em uma época com internet, streaming de jogos, demos e outros recursos. O site Kotaku encontrou um desses artistas responsáveis por bullshots e perguntou como é o processo minuncioso produção de uma dessas fotos. O resultado é normalmente incrível, mas nada verdadeiro.

Criando um mito

"Frank" não teve o nome verdadeiro divulgado e trabalha com divulgação de imagens há algumas gerações de consoles. Ele conta que o trabalho varia de acordo com o título, mas exige bastante. Capturas de tela de portáteis, por exemplo, têm as texturas de baixa resolução escondidas e bordas serrilhadas "maquiadas" para parecerem naturais. Nos consoles de alta definição, as modificações envolvem adicionar efeitos especiais e aplicar texturas realistas de fotografias de verdade.

Star Ocean é um dos exemplos de games que foram mal nas vendas, mesmo enganando nos bullshots.

Um dos truques mais famosos é modificar a luz e um objeto após trocar a textura dele por outra mais realista. Desse modo, a impressão que fica é que o jogo recebeu uma repaginada dentro do próprio motor do game, sem edições, e é assim que você vai recebê-lo em casa. "Esse é o objetivo de verdade. Apresentar uma versão idealizada da cena ainda aderindo às limitações da engine do jogo", diz Frank.

É aí que Frank revela uma das restrições impostas a ele: o objetivo é só melhorar e ele não está autorizado a inserir mais personagens na tela ou modificar uma arma na mão do soldado, por exemplo.

Os truques

Frank recebeu uma captura de tela comum de Call of Duty e foi desafiado a criar um bullshot a partir dela. Em um trabalho rápido, eis o resultado:

Antes:

Imagem

Depois:

Imagem

  1. Os trabalhos feitos por ele incluíram os seguintes passos:
  2. Ajuste na cor e nas luzes, gerando contraste
  3. Suavização do plano de fundo para criar sensação de profundidade
  4. Mover a mão esquerda do soldado (que atravessava a arma na original) e redesenhar a arma
  5. Adicição de luz, sombras e um mapa de gradiente
  6. Aplicação de filtro para deixar a imagem mais "fresca", saindo do forno
  7. Adição de brilhos na armadura do personagem


As diferenças são poucas e elas não vendem o jogo tão bem assim, mas esse foi apenas um teste. Ainda assim, note como pouco tempo de trabalho já é capaz de repaginar totalmente uma simples captura de tela.

Opa, peguei no flagra!



O site PS Mania fez algumas comparações interessantes de bullshots envolvendo lançamentos da Ubisoft, que foi acusada de exagerar demais na divulgação de supostas ilustrações in-game. Confira na galeria acima a comparação de imagens de Far Cry 4 e Assassin's Creed Unity — e note que a foto "de verdade", ou seja, a que vemos nos gráficos do game, é sempre a mais serrilhada e mal iluminada.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

26 Nov, 2014 - 18:05

Comentários

Hyukko 28 Nov, 2014 23:18 0

a isso é de hoje que existe, o jogo que eu mais me decepcionei foi watch dogs, foi simplesmente ridiculo o que eles mostraram pra gente e o que eles venderam, foi dois jogos ao meu ver diferentes em termos de gráfico.
Far cry 4 pode ter até sido editado ai, mas que tá com um gráfico lindo tá, se colocar no ultra até se espanta os detalhes da arma, da floresta, o pelo dos macacos eu achei muito ****, os outros jogos não posso dizer por que não joguei.

silviola 28 Nov, 2014 12:51 0

Quem acompanhou o auge das revistas de games já sabe que esse truque é mais velho que andar pra frente... Pra quem não acompanhou, ou simplesmente quer relembrar, fica aqui uma excelente dica: História Revista : https://www.youtube.com/watch?v=E9xhxDFujfI&list=PLS1-yOteMrQu5crjKe7kyGZm1wW1ajMA0

Henrique901 27 Nov, 2014 20:38 0

Concro
GalaxyDev escreveu:Apesar das provas estarem escancaradas ai vai chegar alguém e tentar justificar o injustificável, parei de confiar em screenshot e gameplay pré lançamento a muito tempo, último jogo que me enganou foi o Far Cry 3, agora não compra mais jogo em pré venda até sair as análises e vídeos de outros jogadores


Concordo, comprar em prevenda é furada mesmo, pois pagamos mais caro , o game invariavelmente vem com BUG´s, e logo em seguida na primeira promo do STEAM o jogo ja baixa 50%...
O ultimo jogo que comprei em prevenda foi o Watch dogs, por causa do BUG no preço, que ficou por 12,90... Mas ai até que vale.!!!

chucky515 27 Nov, 2014 16:12 1

tenho raiva quando vou ver imagens de algum game na loja da steam e não tem nenhuma imagem do jogo (print) apenas imagens de cutscenes que não mostram em nada a jogabilidade

edrock 27 Nov, 2014 15:05 -1

Tem fotos que tão no Low, não dá pra comprarar com uma rodando no ultra.

fabiobracinho 27 Nov, 2014 13:54 -2

fuck you man lost the best new games in the garden

soqueroeu 27 Nov, 2014 13:06 0

Por isso que eu sempre preferi ter minhas impressões baseadas em gameplay e dificilmente entro numa news onde o título é: Veja as fotos do jogo ***xx.

Curanda 27 Nov, 2014 11:42 0

News escreveu:Já outros jogadores alegam que isso é tentar fazer o consumidor de bobo, algo que está cada vez mais difícil em uma época com internet, streaming de jogos, demos e outros recursos.


Seria interessante inserir após a palavra demarcada um parêntesis, com os dizeres ( Sparrow / Kenway ), a ultima demo que eu vi, tem, no mínimo, uns 5 anos

Himura 27 Nov, 2014 08:03 0

A ultima foto que compara a igreja em AC Unity foi ****. A diferença é BRUTAL!

Marlon018 27 Nov, 2014 07:25 0

No caso da Ubisoft não apenas as imagens estão tratadas, os cenários também estão diferentes.

zKirito 26 Nov, 2014 22:31 0

Msm assim ainda adorei Star Ocean, alias comprei o meu xbox na epoca por causa deste jogo :P.

cuceta 26 Nov, 2014 19:06 1

Igual a trailer de filme: quando é muito bom é furada, quando não mostra muita coisa filme é uma porcaria (exemplo o filme 11/11/11).