Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Grandes fabricantes de chocolate dizem que o alimento pode acabar no mundo

Em 2012, um especialista da Faculdade de Agricultura e Meio Ambiente, da Universidade de Sydney, o professor David Guest, declarou que no futuro poderá faltar chocolate se não houver mudanças nos métodos de plantio e produção.

Segundo as declarações de David, divulgadas no Daily Mail, essa iminente crise de abastecimento de chocolate se dá graças à instabilidade em áreas de cultivo de cacau e da demanda crescente nos países em desenvolvimento.

O professor afirmou também que os métodos agrícolas usados pelos produtores de cacau estão em extrema necessidade de modernização. Afinal, os maiores produtores são países subdesenvolvidos, ou emergentes, que enfrentam muita instabilidade na economia e na política, mudanças climáticas, falta de tecnologia e outros desafios de produção.

A estimativa apresentada pelo especialista David Guest mostra que a produção terá de aumentar em um milhão de toneladas por ano até 2020 para atender à demanda global. Se isso não acontecer, chocólatras, é melhor vocês se prepararem.

Fabricantes reforçam alerta

Agora, recentemente, duas gigantes fabricantes do produto, a Mars Inc. e a Barry Callebaut, vieram a público para reforçar o alerta de que poderemos ficar sem esse tão querido alimento, segundo um artigo de Roberto A. Ferdman, do The Washington Post. Assim como o especialista David Guest, eles afirmaram que os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome.

Eles declararam ainda que já estamos no meio do que pode ser a maior sequência de déficit de chocolate em mais de 50 anos. Para você ter uma ideia, a população mundial consumiu aproximadamente 70 mil toneladas métricas mais cacau do que produzimos. Isso é uma diferença muito grande na relação produção/consumo.

Em 2020, as duas fabricantes de chocolate alertam que esse número pode chegar a um milhão de toneladas, um aumento de mais de 14 vezes. E a coisa só piora: em 2030, eles acreditam que o déficit pode chegar a dois milhões de toneladas.

Problemas climáticos

Imagem

Como falamos anteriormente, os países produtores de cacau são em sua maioria subdesenvolvidos com problemas de infraestrutura agrícola e também enfrentam riscos climáticos. Entre eles estão a Costa do Marfim e Gana, onde mais de 70 por cento de cacau do mundo é produzido.

Esses países, localizados na África Ocidental, têm enfrentado um clima muito seco, que afetou e diminuiu muito a produção na região. Além disso, um fungo que ataca as plantações piorou o problema.

De acordo com o The Washington Post, a Organização Internacional do Cacau estima que esse fungo tenha dizimado entre 30 a 40 % da produção de cacau em todo o mundo. Por todas essas razões, o cultivo de cacau se tornou um negócio particularmente difícil e muitos agricultores mudaram para culturas mais rentáveis, como o milho.

Porém, o apetite insaciável do mundo pelo chocolate é o que mais preocupa. O consumo aumentou muito nas últimas décadas. Na China, por exemplo, um dos países que mais preocupam o mercado, a população está comprando cada vez mais chocolate a cada ano.

Além disso, existe também a crescente popularidade do chocolate amargo (com maior porcentagem de cacau do que barras tradicionais). Por esses motivos, os preços do cacau subiram em mais de 60% desde 2012, quando as pessoas começaram a comer mais chocolate do que o mundo poderia produzir.

Por isso, inevitavelmente, os fabricantes foram forçados a elevar o preço de seus produtos. A Hershey foi a primeira, mas outros seguiram o exemplo por não ter outra alternativa.

Agora, alguns esforços estão sendo feitos para reduzir esse crescente desequilíbrio entre a quantidade produzida e a quantidade consumida. Um grupo de pesquisa na África Central já está desenvolvendo árvores que podem produzir até sete vezes mais a quantidade de sementes que os cacaueiros tradicionais são capazes. Porém, mais trabalho entre os produtores e mesmo entre a população será necessário. 

Fonte: Megacurioso

Comentários

25 Nov, 2014 - 21:37

Comentários

peplegal 26 Nov, 2014 16:21 4

.
Chocolate está na categoria dos Super-Alimentos (junto com o Chá-Verde, Brócolis, Nozes, e outros).

Mas não é um Alimento para o Corpo (embora ele seja também um energético).

É pro Cérebro que se destina os Grandes Benefícios do Chocolate.

A química deste Alimento é bem complexa, mas já se sabe que ele atua diretamente nos níveis dos Neurotransmissores do Cérebro.

O problema é que a grande maioria dos Chocolates que comemos são Porcarias feitas principalmente de Açucar, Amido e uma baixíssima quantidade de Cacau .

Além de um intenso Aroma de Baunilha...a tal ponto que os mais jovens já começaram a achar que Baunilha é verdadeiro Cheiro do Chocolate.

Evitem a todo custo estas "guloseimas" que só servem pra Engordar.

Prefiram chocolates meio-amargo, escuros, com pelo menos 40% de Cacau... e se possível escolham aqueles com 60%.

Eles Não são tão saborosos, mas fazem um bem danado pra sua cabeça.

Detalhe: Basta um pequeno "tablete" por dia, não precisa comer a barra inteira.

.

rafonesrafa 26 Nov, 2014 16:17 -2

pra mim não vai fazer falta

weluzai 26 Nov, 2014 15:38 0

Então que acabe de vez... kkk

Curanda 26 Nov, 2014 15:10 1

Aparentemente eu sou o único a achar esquisito ler chocolate sendo chamado de Alimento e.e

O lance é aumentar o preço dos (meio)amargos ... Primeiro que são ruim, Segundo que são horrorosos, Terceiro que são amargos ( quem em sã consciência compra um DOCE ~amargo~ )

E mantém o preço dos meus chocolate ao leite normal ^^

Lei da oferta e da procura, num tem oferta o preço sobe, não tem procura o preço desce, deixei de comprar minhas habituais 12 barras de Nestlé Duo semanais por conta da Lei mais absoluta do capitalismo. A barra era R$ 4,50 com 170g, daí faz-se uma "nova embalagem" de 150g pelos mesmos 4,50 ... um ABSURDO, principalmente estando do lado da Garoto com pedaços de castanha de caju a R$ 3,50

Vamos voltar às ruas, gritar de novo que o Gigante Acordou, "Não é só pelas 20 gramas"

chakkall88 26 Nov, 2014 04:56 3

Putz meu único aliado quando a patroa (Namorada) esta de TPM Mas! isso acalma o anigo dela e muito Haha!

DrHost 26 Nov, 2014 02:08 1

tao que acabe.......

Pallas 26 Nov, 2014 01:33 2

O que não é dito é o por quê de alguns dos países "subdesenvolvidos" evitarem a modernização dos meios de produção agrícola. Na China, por exemplo, há de se empregar centenas de milhões de trabalhadores e a introdução do maquinário moderno no campo não ajudaria em nada, muito pelo contrário.

Em países de menor população a lógica não é muito diferente, pois só seria possível modernizar a produção se os setores secundário e terciário estivessem suficientemente desenvolvidos para viabilizar a manutenção do emprego.

Quanto às mudanças climáticas, sabemos muito bem quem são os principais responsáveis por isso (direta e indiretamente), assim como sabemos o que deve ser feito para que as mudanças sejam interrompidas. Por que nada é feito? Porque não dá dinheiro, ora!

mormach 25 Nov, 2014 23:34 5

conversa das fabricantes soh pra aumentar o preço do chocolate.

maickbattousai 25 Nov, 2014 23:27 -2

pra mim não faz diferença e.e não como chocolate mesmo

felipealbuquerque 25 Nov, 2014 22:16 0

que legal, assim o coelho deixa de ser teimoso a para de por ovos.

LAZERCROMO 25 Nov, 2014 21:46 1

Vish... Vish!