Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogos e literatura lado a lado: 15 livros baseados em games

Na semana em que se comemora o dia do livro, apresentamos grandes obras baseadas no universo gamer e que pode agradar tanto quem joga quanto quem gosta de uma boa leitura.

Dia 29 de Outubro foi comemorado o Dia Nacional do Livro e eu, como leitora compulsiva, não poderia deixar essa data passar em branco por aqui. Por isso fui atrás das quinze sagas de livros baseadas em games e trouxe detalhes de cada publicação. Mesmo não se tratando de livros nacionais, a maioria dos lançamentos de livros que possuem como inspiração os games, estão ganhando tradução e localização em nosso país. Acho que é importante incentivar a leitura para todos e nada melhor do que ler sobre algo que já gostamos. Vale lembrar que essa lista não se trata de um ranking, então não colocamos em uma ordem específica. E também só estamos tratando de livros lançados em português. Vai ser possível perceber que esse é um gênero que estourou esse ano em lançamentos. Espero que gostem e claro, não deixem de comentar sobre suas experiências, se já leram algum dos livros, quero saber tudo! Afinal os livros andam lado a lado com os games hoje em dia!

Imagem
Assassin’s Creed (Anton Gill / Oliver Bowden)


A saga composta de sete livros já lançados pela Galera Record no Brasil escrita por Anton Gill sob o pseudônimo Oliver Bownden, teve seu primeiro título (Assassin’s Creed: Renascença) lançado em março de 2011. Só em 2012 foram lançados outros três livros da série e nesse ano lançaram o último (já escrito), Assassin’s Creed: Unity. Segundo o autor, a Ubisoft lhe deu liberdade para criação, podendo haver histórias que não estão no jogo. Digamos que os livros são mais um spin-off dos games, então a leitura dá um gostinho a mais para os fãs da franquia e adicionam elementos a já rica história dos games da Ubisoft.

Imagem
Diablo (Nate Kenyon)




Também lançada no Brasil pela Galera Record, a série de RPG Diablo conta com quatro livros, sendo eles A Ordem, O Livro de Cain, Tempestade de Luze Livro de Tyrael. O primeiro foi lançado em 2012 e vai até 10 anos antes da história do game. Conta a infância e alguns dos fatos que levaram Deckard Cain a se tornar um dos mais importantes personagens da franquia. Os dois últimos livros foram lançados neste ano e cada livro teve um autor diferente, exceto o primeiro e o terceiro que foram escritos por Nate Kenyon. A leitura dessa saga nada mais é que um complemento para quem a joga.

Imagem
Battlefield 3: O Russo (Andy McNab e Peter Grimsdale)


Este se diferencia das demais adaptações de livros, porque narra mais guerra, em vez de aventura como nos outros, e isso é ainda mais acentuado porque o autor não é nada menos que um ex-militar, então ele leva às linhas muito mais realidade. Mais um livro lançado pela Galera Record em 2012. Acho que é uma leitura super válida para os fanáticos por guerras.

Imagem
God of War (Matthew Stover e Robert Vardeman)


Como o próprio subtítulo já diz, trata da história que deu origem ao jogo. A obra segue os passos do jogo e de Kratos, contando suas aventuras e descrevendo um pouco das outras mitologias. Escrito por Matthew Stover (autor do livro de Star Wars Episódio III) e Robert Vardeman (The Gathering, Crimson Skies e Maelstrom) então nem preciso dizer que os caras são demais e o que isso significa, né? God of War I e II foram lançados por aqui pela Editora Leya em 2012 e 2013 respectivamente.

Imagem
Halo (Greg Bear)


O livro de ficção científica que teve sua primeira parte lançada em 2012 pela Editora Planeta, e em 2013 recebeu mais dois livros, fechando a trilogia de Halo, tem uma escrita rica em detalhes e o autor, já expert nesse tipo de literatura, escreveu Star Wars e Star Trek, ou seja, devemos esperar um livro com uma narrativa muito boa e fiel ao jogo. No total são três livros: Halo Cryptum, Halo Primordium e Halo Silentium. Quem leu diz que acaba se familiarizando com o mundo de Halo, como se o conhecesse a vida toda, portanto recomendo-o aos fãs da franquia.

Imagem
World of Warcraft (Christie Golden, Richard A. Knaak e Michael A. Stackpole)


Com diversos títulos lançados no Brasil, o maior MMORPG de todos os tempos também marca forte presença no mundo dos livros. São 6 títulos traduzidos no Brasil, todos pela Galera Records, sendo: Marés de Guerra, A Ruptura (ambos de Christie Golden), Sombras da Orda (Michael A. Stackpole), Alvorada dos Aspectos (Richard A. Knaak), Crimes de Guerra (Christie Golden) e o recém anunciado Crepúsculo dos Aspectos, também de Christie Golden. São diversos livros que contam fatos históricos do rico universo de WOW e com certeza será uma leitura altamente válida para todos os fãs da série ou quem quer conhecer toda a mitologia.

Existem diversos outros títulos baseados em Warcraft 3 por exemplo, e outros baseados em WOW que ainda não deram as caras no Brasil. Fique de olho e não perca nenhum lançamento da série!

Imagem
StarCraft 2 (Christie Golden e William Dietz)


Série vendida por aqui pela Galera Record, teve seus livros lançados em 2013 e 2014, escritos pela mesma Cristie Golden de World of Warcraft, e por William Dietz, respectivamente. O primeiro livro, Ponto Crítico, conta o que acontece entre o primeiro jogo, Wings of Liberty, e o segundo, Heart Of The Swarm. Já o segundo livro, Demônio do Paraíso, conta um pouco da luta contra a Confederação.

Imagem
Uncharted (Christopher Golden)


Trazido para o Brasil pela Benvirá em 2012, narra a vida de Nathan Drake, que é praticamente um Indiana Jones contemporâneo que precisa descobrir quem assassinou um famoso arqueólogo. O livro todo se desenvolve ao redor do mistério que cerca esse assassinato, onde ele e seu companheiro inseparável Sully descobrem que não são os únicos tentando desvendar o mistério do quarto labirinto – nome que se dá ao livro também: Uncharted: O Quarto Labirinto.

Assim como nos jogos, a ação acontece de maneira frenética com diálogos engraçados e muito bem construídos. Uma ótima pedida pra quem gosta dos jogos!

Imagem
Mass Effect (Drew Karpyshyn)


Mais uma série, de três livros, com 2 deles lançados pela Galera Record. O primeiro livro, Revelação, foi trazido para cá no ano passado, rola em torno do tenente David Anderson e se trata de uma expansão do universo de Mass Effect. O segundo, Ascensão, lançou em setembro desse ano e conta a história sob o ponto de vista do protagonista Paul Grayson, se passando cerca de dois meses depois dos eventos finais do primeiro jogo. O terceiro livro ainda não foi lançado no Brasil, mas esperamos que chegue ao país pra fechar a trilogia!

Imagem
Hitman (Raymond Benson)


O Agente 47 possui apenas um livro lançado no Brasil, lançado pela editora Leya e chamado Hitman: A Condenação, onde o autor Raymond Benson desenvolve a história do assassino carecão, o melhor assassino do mundo, geneticamente criado para e aprimorado para matar. A história se passa no intervalo entre os dois games, Blood Money e Hitman – Absolution. Um livro com muitos tiros e corpos, nem tenho que dizer. O autor também escreveu os livros de Splinter Cell e Homefront: The Voice Of Freedom, portanto experiência não lhe falta.

Imagem
Need For Speed (Brian Kelleher)


Traduzido pela Editora Gente e lançado neste ano, o livro baseado no filme (que foi baseado no jogo) conta sobre Tobey Marshall, uma lenda das corridas de rua, que após ser solto da cadeia vive completamente sem esperanças até receber uma proposta tentadora. No entanto um velho inimigo está de volta. Perseguições em alta velocidade, descrições perfeitas dos carros tunados e exóticos, emoções perigosas e uma aventura surpreendente.Esse livro deve ser pura adrenalina, e como fã dos jogos, eu com certeza fiquei na vontade de ler agora.

Imagem
Taikodom (J. M. Beraldo e Gerson Lodi Ribeiro)


O primeiro jogo on-line massivo da ficção científica brasileira é ambientado num universo ficcional rico e consistente, embasado num arco histórico que abrange mais de um quarto de milênio, desde o início do século XXI até meados do século XXIII e além. Uma epopéia apresentada na forma da História do Futuro, nos melhores moldes da ficção científica, elaborada para narrar as aventuras da humanidade durante a Diáspora Estelar.

Despertar é o primeiro livro de uma coleção que apresenta a narrativa literárias do U.F. Seu autor, João Marcelo Beraldo é escritor de ficção científica e game designer do próprio Taikodom. Portanto, ninguém melhor do que ele para fazer as honras da casa e apresentar oficialmente essa vertente literária ao público leitor brasileiro, nesta que é a primeira publicação profissional da literatura taikodônica. A ação eletrizante do romance se passa na mesma época em que tem início o módulo I do game on-line. Diversas cenas, ambientações e personagens são inclusive comuns ao romance e ao jogo.

O segundo livro, Taikodom: Crônicas conta diversas histórias que aconteceram no universo ficcional do game. O autor narra os conflitos e as descobertas dos humanos "ressurrectos", que saíram do Planeta Terra durante a Era da Restrição e tiveram que se adaptar a uma nova realidade.

Taikodom vale pelo fato de ser uma obra totalmente brasileira e por falar de ficção científica, tema que chama a atenção de muita gente!

Imagem
Gears of War: Fim da Coalizão


Quinze anos depois do colapso mundial, COG e URI buscam refúgio na pequena e remota ilha de Vectes. Entretanto, depois da fuga e de uma breve paz entre as duas nações, Marcus Fenix e seus companheiros devem lutar contra outra ameaça, os Lambent, enquanto tentam descobrir a origens das mutações que assolam Vectes e Sera. Lançado pela Única Editora esse ano de 2014, também.

Imagem
Bioshock – Rapture (John Shirley)


Trata-se de uma introdução ao primeiro jogo lançado pela Editora Novo Século no ano passado, e pode ser considerada uma das melhores adaptações do gênero por ser rico em detalhes e ser muito parecido com o game. Se você ainda não jogou Bioshock 2 e não quer spoilers, só leia este livro depois de jogar, mas caso queira detalhes do jogo, leia, porque o livro contém muitos deles, e quem sabe isso não acaba ajudando você.

Imagem
Resident Evil (S.D. Perry)


Devo confessar que eu não sabia da existência dos livros sobre essa saga (pronto, falei). No entanto fiquei super interessada neles quando fiz a pesquisa para esse texto, porque sempre amei os filmes (me julguem) e assim que possível procurarei lê-los. Trata-se de uma série de sete livros que recontam os games e ainda contêm alguns fatos inéditos, que não fazem parte da cronologia central da série. Foi lançado aqui pela Editora Benvirá o primeiro no ano passado com o nome de Conspiração Umbrella, e o quarto lançou esse ano, nos deixando no aguardo da tradução e a estreia dos últimos três.

Gostou? Comente!

Fonte: Comboinfinito

Comentários

31 Out, 2014 - 07:43

Comentários

Kevinhow 31 Out, 2014 21:37 0

helio mf escreveu:
Marlon018 escreveu:Entrei pela imagem do Dovahkiin e não tem nenhum livro da série! Na boa, se a Bethesda lançasse encomendava o meu! Se ler os livros que existem dentro dos jogos da série já é fantástico, nem imagino como seria ter um livro físico!

KKK eu tbm entrei por isso tbm acho que ia estourar!!!!

Se não me engano, estão pretendendo sim lançar livros da serie TES... Joinha!

helio mf 31 Out, 2014 17:07 0

Marlon018 escreveu:Entrei pela imagem do Dovahkiin e não tem nenhum livro da série! Na boa, se a Bethesda lançasse encomendava o meu! Se ler os livros que existem dentro dos jogos da série já é fantástico, nem imagino como seria ter um livro físico!

KKK eu tbm entrei por isso tbm acho que ia estourar!!!!

Marlon018 31 Out, 2014 17:04 1

Entrei pela imagem do Dovahkiin e não tem nenhum livro da série! Na boa, se a Bethesda lançasse encomendava o meu! Se ler os livros que existem dentro dos jogos da série já é fantástico, nem imagino como seria ter um livro físico!

Ghoug 31 Out, 2014 16:16 0

Podem fazer uma lista também de livros que adaptaram para games, como a série METRO e The Witcher. Que aliás são livros bem ****s!

andreirock 31 Out, 2014 13:54 0

ja li todos os do assassins creed menos o unity, é muito bom, ainda mais pra quem nao esta acostumado com leitura, foi com esses livros que voltei a ler recomendo para os fas da serie, me interessei pelo do bioshock. faltou os da serie METRO.

chinobistar 31 Out, 2014 13:26 0

The-Doors escreveu:Bem que uma alma generosa poderia postar os links desses livros ein, estou a maior tempão procurando o do bioshock e n acho.

Obs.:Tem o livro do Metro no qual o jogo se inspira, recomendo pra qualquer um ler, é com certeza um dos melhores livros que já li.

Se você quer comprar, tem no site da Saraiva http://www.saraiva.com.br/bioshock-rapture-4945814.html

Digital eu não achei.

Guardian_21 31 Out, 2014 12:51 0

Faltou algum de Elder Scrolls V...

ForskelligE 31 Out, 2014 10:42 0

Eu ja li esse uncharted, é muito bom, recomendo a todos...

The-Doors 31 Out, 2014 10:01 0

Bem que uma alma generosa poderia postar os links desses livros ein, estou a maior tempão procurando o do bioshock e n acho.

Obs.:Tem o livro do Metro no qual o jogo se inspira, recomendo pra qualquer um ler, é com certeza um dos melhores livros que já li.

cetaceo_rafael 31 Out, 2014 09:58 0

Onde posso achar esses livros? sempre procuro mas os mais antigos eu não encontro, já li BF3, WoW Marés da Guerra, e gostei bastante, comprei recentemente Starcraft 2 Ponto crítico e vou começar a ler esse final de semana, vou comprar também a coleção do AC.

SillentDeath 31 Out, 2014 08:19 2

Vim ler correndo por causa da imagem, achei que ia ter um livro sobre The Elder Scroll's :C

Erique 31 Out, 2014 07:57 0

Falta só o Assassin's Creed Unity na minha coleção :z