Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A importância de não criar hype: veja 13 jogos que surpreenderam

O termo "hype", um estrangeirismo direto do inglês e utilizado abundantemente por aqui, praticamente foi incorporado em nosso vocabulário e parece até que é dicionarizado. A palavra representa um estado de ansiedade, euforia, empolgação, expectativa.

Criar hype em torno de algo significa apostar todas as fichas naquilo. A "prática" tem ocorrido com frequência nesse nosso querido mundinho dos games: equipes de marketing e publicidade não poupam esforços para alimentar a ansiedade dos consumidores com divulgações bombásticas que envolvem vídeos, imagens e até mesmo vazamentos propositais.

O fato é que isso, de certa forma, ilude muita gente. Quando se cria expectativa em torno de qualquer coisa, há o risco de dar com a cara na parede. É aquela velha história: "quanto maior a altura, maior a queda".

Não que games como Watch Dogs, Destiny ou Titanfall tenham sido exatamente assim. Vejam, esses títulos tiveram notas positivas e foram amplamente aceitos pelos jogadores. Mas o marketing foi tão apelativo que a comunidade, naturalmente, ficou num fervor descontrolado. É por isso que conferir qualquer conteúdo de entretenimento com frieza e tranquilidade confere uma experiência mais gratificante – ou pelo menos mais surpreendente.

Os benefícios de não adotar o espírito da ansiedade

O valor de produção de um jogo, nos atuais padrões da indústria, alcança orçamentos exorbitantes. É natural, portanto, que exista uma publicidade agressiva e uma expectativa que exceda os limites da ansiedade.

Entrar nessa onda é apenas uma consequência. Seus amigos vão falar sobre isso no trabalho, você vai ler sobre o assunto na internet, vai assistir a vídeos, babar em imagens, enfim, todo o trabalho da semiótica é meticulosamente realizado para que o espírito do consumo seja "embutido" em você – e isso acaba ofuscando outras coisas. Coisas boas, aliás.

Cuidado com sequências

Cair na tentação de uma sequência também é inevitável. Oras, se o anterior foi bom, a tendência é que o seguinte seja melhor! Certo? Errado. Vide Far Cry 2, Uncharted 3 (o 2 foi melhor disparado), BioShock 2, Resident Evil 6, Dragon Age 2 e tantos outros. E alguns desses, vejam, tiveram um hype gigantesco, justamente pelo fato de o game anterior ter sido fantástico.

Mas aí vem um Far Cry 3 da vida sem tanta expectativa, frio, assombrado pela água morna que foi o segundo, e encanta o mundo inteiro, cravando seu lugar na indústria como um dos melhores (senão o melhor) games de 2012.

É claro que existem jogos cujo "número 2" funciona bem e impulsiona a franquia a outro patamar. Exemplos não faltam: Assassin’s Creed 2, Uncharted 2, Halo 2, Half-Life 2, Borderlands 2, Batman: Arkham City e muito mais. E vejam só: será que havia tanto hype para Assassin’s Creed 2, tendo em vista que o primeiro foi bem morno? Não mesmo. Ezio Auditore veio para ficar.

Imagem

Enfim, vamos aos que surpreenderam!

O mais novo integrante dessa "turma dos que surpreenderam" é o recém-lançado Middle-Earth: Shadow of Mordor. Quieto, sóbrio e discreto, o game, baseado no universo de "O Senhor dos Anéis", tem conquistado grandes notas internacionalmente, com uma média de 85 no Metacritic. A análise do BJ será publicada em breve.

Além dele, confira uma lista com jogos que não necessariamente fizeram alarde na rede, mas, na prática, superaram expectativas – ressaltando que alguns ainda não foram lançados, mas continuam "discretos". E que assim permaneçam para ninguém se iludir:

  1. Far Cry 3
  2. Castlevania: Lords of Shadow
  3. Sly Cooper: Thieves in Time
  4. Tomb Raider
  5. Dying Light


Imagem

  1. Alien: Isolation
  2. Evolve
  3. Child of Light
  4. Bravely Default


Imagem

  1. Forza Horizon 2
  2. Valiant Hearts
  3. Wolfenstein: The New Order


E você, se lembra de algum jogo não listado aqui que estava sem hype, mas surpreendeu? Não deixe de citar nos comentários.

Fonte: Bj

Comentários

01 Out, 2014 - 19:47

Comentários

hugauska 02 Out, 2014 20:44 0

amonteoliva escreveu:Doom 1 e 2 com aqueles gráficos quadriculados parecendo jogo de ATARI, até que a ID Software surpreendeu os fãns lançando o DOOM 3 com ótimos gráficos, a história envolvente e claro os efeitos especias de suspense. Está ai um SUCESSO de jogo com mudanças radicais do antigo para o sucessor.


Cara, Doom ajudou e MUITO a popularizar os FPS.

Isso q vc fez se chama anacronismo e é um tipo de argumento bem tonto!

Abcs.

Staionof 02 Out, 2014 19:23 0

amonteoliva escreveu:Doom 1 e 2 com aqueles gráficos quadriculados parecendo jogo de ATARI, até que a ID Software surpreendeu os fãns lançando o DOOM 3 com ótimos gráficos, a história envolvente e claro os efeitos especias de suspense. Está ai um SUCESSO de jogo com mudanças radicais do antigo para o sucessor.


Meu amigo, você não pode analisar um jogo fora de seu contexto. Se Doom 1 e 2 fossem lançados em 2014 com aqueles gráficos de início dos anos 90, você teria toda razão em seu comentário. Mas Doom 1 e 2 eram INCRÍVEIS em 1993 e 1994 respectivamente e durante vários anos, mesmo com toda evolução gráfica. Doom 3 não chega nem aos pés dos originais em termos de jogabilidade. E apesar do refinamento gráfico, falta acabamento em Doom 3; basta ver o Barão do Inferno que de um demônio semelhante a um fauno musculoso se tornou uma figura disforme e sem rosto.

joao2345 02 Out, 2014 13:19 0

GD_Detonados
"(COD: Ghosts e Day Z SA que o digam!)"
COD:Ghosts eu concordo mas DAYZ SA? não se pode julgar um jogo que nem mesmo esta completo os próprios desenvolvedores avisam
"It is a work in progress and therefore contains a variety of bugs. We strongly advise you not to buy and play the game at this stage unless you clearly understand what Early Access means and are interested in participating in the ongoing development cycle."

GD_Detonados 02 Out, 2014 11:43 0

Verdade mesmo! E é por isso que eu decidi não entrar na febre do "hype" pra não gastar tanto dinheiro e me arrepender depois! (COD: Ghosts e Day Z SA que o digam!).
Eu me foco apenas nas minhas franquias que admiro e que sou apaixonado desde o começo, como Resident Evil. Por eles eu mordo até os dedos dos pés de expectativa kkkkkkkk inevitavelmente pela minha paixão à série kkkkkkkkkkkkkk

chucky515 02 Out, 2014 10:37 0

pura verdade, e tem alguns que tiveram efeito contrário, fizeram muita publicidade, falaram que o jogo era demais e quando saio...

Oh God!

fzprock 02 Out, 2014 08:45 0

bd a todos. só gostaria de exaltar que um game que deveria ter sido citado é o the walking dead (1), achei uma grande supresa ( e com a traduçao da tribo foi melhor ainda) flw wlw ate

Doltrake 02 Out, 2014 06:12 1

hunternero escreveu:O Alien Isolation nem lançou ainda!!! Como, então, ele pode surpreender?


Além dele, confira uma lista com jogos que não necessariamente fizeram alarde na rede, mas, na prática, superaram expectativas – ressaltando que alguns ainda não foram lançados, mas continuam "discretos". E que assim permaneçam para ninguém se iludir:

hunternero 02 Out, 2014 05:04 1

O Alien Isolation nem lançou ainda!!! Como, então, ele pode surpreender?

hagros 02 Out, 2014 00:19 4

Spec Ops The LInes

VelhoGamer 01 Out, 2014 22:51 1

Quer um exemplo de um jogo q n teve hype e hj e considerado sucesso absoluuto....shadow of mordor,quase n se viu nda sobre ele e todo mundo n esperava nda pq parecia muito com outras coisas e talz,mas quando saiu ganhou todo mundo.

Logico que tem varios outros jogos que aconteceu de n ter hype e por isso impressionaram ,mas o mais recente ctz foi ele.

Henrique901 01 Out, 2014 22:04 8

Pra mim um jogo que não teve hype nenhum foi o DEAD SPACE 1, foi lançado sem nenhum alarde, só com algumas propagandas siimples e qnd joguei a primeira vez achei simplesmente FANTASTICO....

jack544 01 Out, 2014 21:32 2

Sim tenho um monte, que descobri graças a algumas buscas na steam e que por cima são categoria indies, e agora mesmo com hype ou sem hype, jogos que acho que vão ser *****osos, são FFXV, Metal Gear Solid V, Kingdom Hearts 3, Uncharted 4, Bloodborn (já que está com a jogabilidade idêntica á de dark souls 2) e mais alguns, agora os que acho que vão ser bons, the evil within, dead island 2, dying light, batman arkhan knight e etc...