Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Infinite Detail: engine gráfica parece bonita demais para ser real [vídeo]





Anunciada há alguns anos pela Euclideon, a engine gráfica Infinite Detail voltou a ser exibida recentemente em dois vídeos simplesmente impressionantes. Ambos exibem níveis de detalhes que beiram o fotorrealismo e se provam muito à frente do que qualquer jogo conseguiu fazer até hoje.

Segundo a empresa, o segredo por traz da tecnologia é o fato de que ela renderiza imagens a partir de pontos flutuantes minúsculos em vez de apostar em modelos poligonais. Os trailers divulgados pela companhia utilizam a tecnologia Solidscan para analisar ambientes reais e trazê-los com fidelidade a um universo virtual.

"A tecnologia Solidscan usa uma análise por laser comum e enriquece sua resolução de 200 a 1.000 vezes. Os dados são compridos e rodam na engine Unlimited Detail usando um sistema de streaming que carrega cenas em menos de um segundo", explica a Euclideon.

Tecnologia que gera dúvidas

A qualidade das cenas mostradas impressiona e também gera dúvidas — entre os críticos da tecnologia está Markus "Notch" Persson, que afirmou que o material mostrado se trata de uma farsa. Para tentar combater essa impressão negativa, a Euclideon prometeu lançar dois jogos baseados na tecnologia em algum momento de 2015.



No entanto, para que isso seja possível, a empresa ainda precisa encontrar investidores da área de games interessados em investir em sua tecnologia proprietária. Resta esperar pelo lançamento dos projetos ou pela divulgação de uma quantidade maior de detalhes para descobrir se os gráficos apresentados realmente são possíveis ou se eles não passam de uma promessa que não possui bases sustentáveis.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

01 Out, 2014 - 08:32

Comentários

DArc 01 Out, 2014 18:15 0

Também acho que é uma farsa. Reparem que em todos os cenários apresentados, sempre tem algum elemento estranho para dar a credibilidade que se trata de um mundo virtual, como a pilastra com polimento virtual na mata, a estatua com serrilhado na igreja, as arvores com aspecto 3d na igreja externa o pilar torto na obra entre outros.
Outra coisa que se pode contestar é a tecnologia com uso de laser para captação dos ambientes reais. Uma varredura a laser jamais cobriria todas as frestas de um ambiente tão complexo quanto uma mata, por exemplo. Nas imagens "virtuais", o que observo é detalhes de relevo que não seriam captados com uma varredura.
Posso estar errado, mas com tanta maquiagem que tenho visto ultimamente, só acreditarei nisso depois que lançarem algo concreto e não apenas um video.

Curanda 01 Out, 2014 17:39 -1

Bom as engines estarem melhorando ^^

Essa quase nem dá pra ver o serrilhado das coisas que passam "próximas aos olhos, nos cantos" e também fica bem convincente nas bordas ( é complicado achar o balanço do que é pra ser arredondado e do que é pra ser meio desfocado pra parecer tudo blz ... mas me parece um sistema muito caro pra ser implementado por agora

andersonzero 01 Out, 2014 12:16 2

brunohot01 escreveu:bom e fotorealismo
so que o objeto nao parasse 3d
paresse 2d
se eles pegasse algo asim e fizse algo mais modelado seria top da balada

É só tech demo, mas sinceramente, não acho q essa tecnologia vá pra frente, pelo menos em jogos, parece muito cara pra um resultado que os poligonos tradicionais ja chegam bem perto, ninguém joga procurando ver a areia no chão, e as párticulas que precisamos os sistemas de partículas tradicionais estão cada vez mais aprimorados.

brunohot01 01 Out, 2014 11:49 1

bom e fotorealismo
so que o objeto nao parasse 3d
paresse 2d
se eles pegasse algo asim e fizse algo mais modelado seria top da balada