Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 Lições que os filmes de Histórias em Quadrinhos podem aprender com Guardiões da Galáxia!

Se você não vive em uma caverna, deve ter notado que as adaptações de Histórias em Quadrinhos estão, cada vez mais, conquistando espaço na indústria cinematográfica. Hoje em dia, filmes de super-heróis são responsáveis por algumas das maiores bilheterias do ano!

Guardiões da Galáxia provou-se um grande sucesso. Aproveitou a onda dos super-heróis, mas introduziu um universo que ainda não havia sido explorado no gênero. O pessoal da WhatCulture preparou uma lista com algumas lições que os filmes baseados em HQ's podem aprender com seu irmãozinho mais novo!

Imagem

Não leve tudo tão à sério!

Apesar do sucesso da trilogia do Cavaleiro das Trevas, a maioria dos filmes de super-herói tem apostado em uma pegada mais leve para levar adiante sua trama. Mesmo que filmes como Homem de Ferro e Vingadores ainda precisassem de uma trama mais sólida, acabaram inserindo algumas pitadas de humor entre as cenas.

Quando seus protagonistas incluem um Guaxinim do espaço e uma árvore "falante", você precisa fazer com que o carisma desses personagens funcionem de uma maneira quase absurda. James Gunn conseguiu fazer isso, havia diversão por todo lado, o que fez com que o filme funcionasse muito bem.

Logicamente, a mesma visão não combinaria com Capitão América: O Soldado Invernal, mas, talvez, o humor seja uma maneira de se introduzir novos personagens e trabalhar sua identificação com o público.

Imagem

Ritmo é tudo!

A Marvel tem uma fórmula típica para seus filmes. Um começo desacelerado que insere muitas informações para o desenvolvimento ocorrer e tudo acabar em uma batalha épica. De certo modo, Guardiões fugiu um pouco à essa regra.

As origens dos personagens foram contadas durante o desenrolar da trama e algumas nem mesmo foram explicadas. O filme começou com um drama profundo e devastador e aos poucos foi se transformando em uma comédia leve e empolgante. E você nem percebeu isso!

Imagem

Momentos fofinhos!

Isso pode ter desagradado muitos fãs do Monarca do Planeta X, mas o bebê Groot dançando é um dos pontos altos do filme e um dos maiores trunfos de Guardiões da Galáxia.

Percebam como o próximo filme da Pixar (em parceria com a Marvel) Big Hero 6 está apostando em traços mais agradáveis e fofinhos. Isso também faz com que o público se identifique com os personagens. Não estamos dizendo que o Batman precisa usar branco e o Superman tem que ser Kawaii, mas se houver alguma maneira de fazer com que os espectadores se apaixonem pelo personagem, por que não lançar mão desse artifício?

Imagem

O público tem que se identificar com os personagens!

Capitão América e Thor são dois grandes heróis do universo Marvel. Mas como o público vai acreditar e torcer por um super soldado modificado capaz de fazer qualquer coisa ou um guerreiro Asgardiano com um martelo ultra-poderoso?

O começo de Guardiões da Galáxia consegue fazer justamente o contrário. Ele nos mostra o lado humano de Peter Quill, perdendo não apenas sua mãe, mas a noção do mundo como conhecia. Mesmo Gamora e até Rocket e Groot são retratados com um aspecto mais humano que faz com que o público se identifique com os personagens e consiga torcer pra que tudo dê certo no fim.

Imagem

Tenha um roteiro incrível!

Apesar de parecer meio óbvio, podemos ver como filmes que tinham tudo para dar certo, como Demolidor e Lanterna Verde, acabaram pecando no aspecto mais importante: o roteiro!

Filmes como O Soldado Invernal, Dias de um Futuro Esquecido, O Cavaleiro das Trevas, são exemplos de roteiros que conseguiram ser fieis às suas propostas e agradaram ao público em geral. Percebam como não há sequer uma grande cena memorável em Homem de Ferro 3, uma frase que fique na cabeça dos fãs, enquanto praticamente todo o filme dos Guardiões da Galáxia se transformou em meme pela internet afora.

Escolher os personagens de apoio certos e trabalhá-los de maneira que contribuam para a história é essencial para que os protagonistas consigam se desenvolver da maneira correta em cena.

Imagem

O filme não precisa terminar com uma batalha de 45 minutos!

Muitos filmes de super-heróis -  e de ação – sofrem desse mal. Apesar de ainda haver uma batalha contra o grande vilão no final do filme, Gunn conseguiu quebrar a fórmula da marvel de uma maneira inusitada. Além disso, o filme continuou com seu humor característico, mesmo durante as cenas finais.

Imagem

Ouse mais!

Quando a Marvel anunciou que faria um filme dos Guardiões da Galáxia, a grande maioria se perguntou: "Quem?"

A marvel arriscou em suas propriedades menos conhecidas e conseguiu obter êxito e fazer uma quantidade astronômica de dinheiro. Sendo assim, por que não acreditar em outras franquias como Homem-Formiga e Pantera Negra?

Ou até mesmo… por que não dar uma chance para o reboot do Quarteto Fantástico?

Tá bom… agora eu exagerei.

Imagem

Usar cenários de verdade em vez de CG!

Obviamente, há uma quantidade gigantesca de computação gráfica e telas verdes em Guardiões da Galáxia (ah, vá!) mas James Gunn prezou por construir o máximo de cenários físicos que fosse possível.

Eles são muito mais convincentes e costumam combinar muito mais com os personagens e elementos dispostos em cena. Pode dar mais trabalho e até mesmo sair mais caro, mas o resultado sempre vale a pena!

Imagem

Cores!

Você provavelmente deve ter percebido que Guardiões da Galáxia é um dos filmes mais coloridos que vimos no cinema, ultimamente.

Enquanto clássicos do sci-fi como Blade Runner e Alien prenderam-se a um visual mais sombrio e obscuro, Guardiões da Galáxia foi um manifesto de James Gunn às cores no cinema.

Tudo era extremamente colorido, tons de amarelo, roxo e verde, que dificilmente são utilizados nas telonas, deram as caras e ajudaram a compor uma das fotografias mais belas da Marvel.

Mesmo assim, vale ressaltar que nem sempre isso funciona. Vide Sin City!

Imagem

Esqueçam as sequências!

Hoje em dia, todos os filmes são construídos pensando em uma sequência e isso acaba prejudicando o desenvolvimento da trama nas telonas.

Se pararmos para analisar, Capitão América – O Primeiro Vingador e Thor foram os filmes com o maior número de críticas e as menores bilheterias dentro do Universo Cinematográfico Marvel. Isso aconteceu pois os filmes foram construídos para adicionar novos elementos que culminariam em Os Vingadores e acabaram deixando de lado a experiência de se assistir a um grande filme nos cinemas.

Apesar de já ter sua sequência garantida, Guardiões da Galáxia funcionou perfeitamente como um filme isolado e deixou os fãs satisfeitos por seu mérito próprio e não com aquele gostinho de "Ah! Não foi muito bom, mas vai fazer sentido lá na frente!"

Homem-Formiga poderia funcionar da mesma maneira, assim como os diversos filmes que estão prestes a ser lançados pela Marvel e pela Warner Bros.

Guardiões da Galáxia provou que, às vezes, vale a pena correr riscos por algo mais importante e que os filmes não precisam ser construídos apenas para se aumentar o catálogo dos estúdios, mas devem ser uma experiência brilhante por si só.

Fonte: Legiaodosherois/Virgula/Uol

Comentários

01 Set, 2014 - 16:41

Comentários

atrelegis 02 Set, 2014 00:04 0

Thor não foi bem recebido por terem transformado ele em um ET, e não em um guerreiro Deus de Asgard como nas HQs, as reclamações foram muitas por parte dos fãs.
Capitão esse erro foi corrigido no 2 tanto que é recorde de bilheteria.
Esperar por Thor 3 "ragnarok" afinal ele morre mesmo, quem sabe não renasce como um verdadeiro asgardiano e não um ET fracote...

chinobistar 01 Set, 2014 20:31 0

Filme ****, sem mais.