Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Comemore o Dia do Gamer com 8 das séries mais importantes da História

Se você está lendo este texto no dia de hoje (29/08), saiba que tem muitos motivos para comemorar. Afinal, este é nada menos do que o Dia do Gamer; a nossa data. E quem diria que antes uma indústria tão pequena poderia crescer tanto ao ponto de se tornar um dos maiores mercados do mundo, não é?

Pois bem, um dia especial merece uma comemoração especial. Por isso, o BJ preparou uma lista com alguns dos games que mais marcaram nossa história – seja por sua popularidade ou por trazer algo que mudou a maneira como vemos o mercado. Confira:

1- Super Mario Bros. (1985)

O primeiro game de nossa lista é possivelmente o mais importante de todos. Com uma proposta de jogo incrivelmente simples, mas vários segredos a serem explorados e uma jogabilidade tão boa que consegue se manter até hoje, a série resultou em uma infinidade de novos capítulos e spin-off que nos divertem por décadas.

Além disso, foi neste game que tivemos Mario aparecendo pela primeira vez da maneira que todos conhecem tão bem (e não como Jumpman, em Donkey Kong). Você consegue pensar como seria mundo dos jogos sem nosso encanador bigodudo? Provavelmente não.

Imagem

2- The Legend of Zelda (1986)

Enquanto Mario seguia um caminho mais linear e animado, Zelda apostou no extremo oposto: um mundo aberto, repleto de perigos que exigem uma jogabilidade ainda mais precisa, além de tesouros que esperam aqueles dispostos a explorar cada cantinho de Hyrule.

Não é à toa que a série não só continua até hoje, como também possui vários de seus títulos figurando entre os mais amados pelos gamers – incluindo Ocarina of Time, considerado pela grande maioria o melhor jogo já feito.

Imagem

3- Final Fantasy (1987)

A série Final Fantasy é provavelmente a mais famosa dentre todos os RPGs do gênero, com "sequências" suficientes para que os gamers já tenham desistido há muito tempo de fazer piadinhas quanto ao "Final" no nome.

E é claro que tanto sucesso não vem sem motivo: desde seu primeiro título, a série apostou pesado em uma trama importante, um mundo gigantesco a ser explorado e um sistema de batalha tão eficiente que serviu de referência para o gênero por muitos anos.

Imagem

4- Street Fighter (1987)

Ok, Street Fighter pode só ter começado a fazer sucesso de verdade em sua segunda versão. Mas a série como um todo merece crédito por um enorme feito: ditar para quase todos os games do gênero, daquela época em diante, como se faz um jogo de luta. E pensar que a mecânica de combos, que se tornou um dos principais aspectos do gênero, foi resultado de um simples erro de programação...

Imagem

5- Sonic the Hedgehog (1991)

Praticamente tão famoso quanto nosso encanador bigodudo, o ouriço azul mais rápido do mundo veio com a aposta da SEGA em um público mais maduro. Mas mais do que isso, sua chegada foi a que marcou a primeira guerra dos consoles (na época, entre SNES e Mega Drive) que, para muitos, continua até hoje.

Imagem

6- Wolfenstein 3D (1992)

Hoje em dia, Wolfenstein 3D pode parecer um jogo desajeitado, com controles antiquados demais e uma proposta incrivelmente simples. Mas basta dizer que ele foi o primeiro FPS da história para que você consiga entender o porquê de ele merecer sua posição.

Imagem

7- GTA (1997)

Que gamer nunca resolveu dar um passeio pelas ruas de Liberty City enquanto rouba carros e causa caos e destruição em tudo que há pelo caminho? Enquanto na maioria dos games até aquele tempo você era o herói, GTA foi um dos primeiros a deixá-lo ser o vilão para cometer crimes em missões ou simplesmente sair por aí matando tudo o que se move – até que a polícia chegue com os tanques e transforme você em farinha, é claro.

Imagem

8- The Last of Us (2013)

Por mais que seja um game absurdamente novo, não há como negar que The Last of Us já atingiu o status de um clássico obrigatório para a biblioteca de qualquer gamer. E tudo isso não se deve apenas à ótima jogabilidade ou trama do jogo, mas simplesmente por trazer personagens tão humanos ao ponto de ser impossível não se importar com cada um deles, de maneira que você provavelmente não havia sentido antes.

Imagem

Menções honrosas

Nossa lista não acaba por aqui, é claro. Há uma série de games importantes para que a indústria de jogos crescesse até onde chegou. Entre eles, temos franquias como:

  1. Call of Duty;
  2. Castlevania;
  3. Dragon Quest;
  4. Doom;
  5. God of War;
  6. Halo;
  7. Mega Man;
  8. Metal Gear;
  9. Metroid;
  10. Prince of Persia;
  11. Pokémon;
  12. Resident Evil;
  13. Silent Hill.


Os 10 melhores de todos os tempos

Entre tantos jogos, alguns acabaram se destacando especialmente ao longo dos anos. E nessas horas, nada como o bom e velho Metacritic para nos mostrar quais os mais aclamados ao longo de toda a história dos games.

Imagem

  1. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nota: 99);
  2. Tony Hawk's Pro Skater 2 (Nota: 98);
  3. Grand Theft Auto IV (Nota: 98);
  4. SoulCalibur (Nota: 98);
  5. Super Mario Galaxy (Nota: 97);
  6. Super Mario Galaxy 2 (Nota: 97);
  7. Grand Theft Auto V (Nota: 97);
  8. Tony Hawk's Pro Skater 3 (Nota: 97);
  9. Perfect Dark (Nota: 97);
  10. Metroid Prime (Nota: 97).


E então, caros leitores: o que acharam de nossas modestas listas? Esses são, é claro, apenas alguns poucos entre muitos, mas muitos mesmos, dos títulos mais marcantes em nosso incrível "universo", ao ponto de que seria quase impossível colocar todos eles aqui.

Com isso, perguntamos: o que mais vocês acham que deveria estar na lista? E quais os jogos que fazem parte de seu Top 10 pessoal? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Bj

Comentários

29 Ago, 2014 - 20:09

Comentários

Grilex 30 Ago, 2014 18:47 1

Para min, não tem melhor narrativa de jogo do que a de Alan Wake (o primeiro jogo.)

É tão impressionante a sua narrativa que, as vezes, pensamos está assistindo um seriado ao invés de está jogando :)

Acho que The Last of Us se inspirou nele...

chucky515 30 Ago, 2014 13:21 3

ue não entendi esse de The Last of Us, uma série de um jogo? 0_o
e como um game tão recente impactou a histório dos jogos?

fabiobracinho 30 Ago, 2014 11:57 0

e muito game que nunca podemos esquecer eu jogo desde 1980 e ate hj sou viciado valeu

Priston31 30 Ago, 2014 01:49 7

Tava indo bem ate The Last of Us, não que seja um jogo ruim mas nem é uma serie ainda e é muito novo para impactar e analisa-lo como um jogo importante para historia (cai entre nos ele não tem nada de novo ou diferente, apenas mais um tps com uma boa historia e jogabilidade).

HienaBRA 30 Ago, 2014 00:17 4

Forçaram a barra com The Last os Us, ele nem é uma série ainda, sem falar que ainda é muito cedo para se avaliar a sua importância para o mundo dos games.

blayderjp 29 Ago, 2014 23:58 0

Nem zoar essa lista... True Story!

Ero_Sennin 29 Ago, 2014 23:58 5

Cara, The Last of Us é um bom jogo, mas existem vários jogos melhores que deveriam aparecer no lugar dele.

Gustavo6496 29 Ago, 2014 23:56 4

Putz cade halflife??? o cara deveria ser apedrejado por não colocar o halflife na lista. Sério?!

jonesbgood 29 Ago, 2014 23:37 10

The Last of Us é piada kkkkkk

brunohot01 29 Ago, 2014 22:53 5

concordo com a maioria mais the last of us?
o game e legal mais nao vejo ele tao bom sim
acho que voce erro nesse
como os amigos a baixo metal gear , bioshock , half-life ate mesmo mass effect
e se for quesito historia the walking dead e lindo e era pra estar ai
fora que tem muito fraquia **** como tomb rider
se for dos classicos donkey kong
que nem nos clasicos estao

metsalkerr 29 Ago, 2014 21:13 -2

Metal Gear deveria ser a primeira mas enfim... Feliz dia do Gamer!

leoadex 29 Ago, 2014 20:59 -1

na minha humilde opinião faltou mass efect que pra mim é a melhor franquia de todos os tempos, uma verdadeira obra prima dos games!