O futuro dos jogos - ex-funcionário da Blizzard está trabalhando para que nossas escolhas realmente importem
Ex-designer de IA da Blizzard quer proporcionar que as histórias dos jogos sejam afetadas pelos mínimos detalhes e isso será incrível.O mundo do videogames está repleto de mentes criativas e capazes de realizar feitos extraordinários. Não é por acaso que nos últimos anos temos presenciado uma evolução fantástica nos jogos. E enquanto você lê este texto tem muita gente trabalhando para melhorá-los ainda mais. Uma dessas pessoas é Brian Schwab, ex-funcionário da Blizzard, e que possui um projeto quem tem tudo para ser promissor.
Imagine uma história que se conta sozinha, imagine um sistema de inteligência artificial integrado em um sistema de narrativa e a partir deste momento a intervenção humana se limita apenas a colocar pequenos detalhes que o robusto sistema ficará encarregado de contextualizar.
Parece estranho, mas é mais ou menos nisso que Brian Schwab está trabalhando. O ex-designer de IA e engenheiro de jogabilidade do jogo Hearthstone decidiu abandonar a Blizzard depois de mais de uma década, para se dedicar a um novo e fascinante projeto.
A tecnologia ou o motor de criação de histórias se chama "Storybricks" e foi apresentado pela primeira vez este ano durante a Game/AI Conference em Viena. O seu potencial é enorme, com esta tecnologia será possível tornar as histórias mais imprevisíveis ou atribuir um verdadeiro peso às nossas escolhas.
Com o "Storybricks" o maior foco estará no desenvolvimento dos personagens e será o perfil do personagem juntamente com as escolhas do jogador que vão determinar o caminho que ele vai seguir. Parece simples escrito assim, mas se enganam aqueles que julgam que isto pode ser fácil, pelo contrário um dos grandes problemas dos jogos modernos é a linearidade dos enredos bem como a ilusão de que as nossas escolhas importam quando na realidade elas são bastante insignificantes.
O projeto "Storybricks" é interessante primeiro porque promete criar personagens ainda mais memoráveis, segundo porque poderá ajudar a tornar a experiência de jogo mais única e finalmente porque oferece uma nova forma de contar histórias.
A realidade é que a "narrativa" nos videogames ainda tem um longo caminho para percorrer, mesmo em títulos aclamados pela crítica nesta área ainda sofrem muito com a linearidade e a previsibilidade.
Este é o caso de The Walking Dead, cujo as imagens foram usadas neste artigo propositalmente, mesmo o jogo sempre avisando o jogador que suas escolhas serão lembradas, tais escolhas pouco influenciam no decorrer da história, se você tiver que escolher em quem deixar morrer ou em quem salvar, pode ter certeza que em breve aquele que você salvou também vai morrer.
Talvez o máximo que você terá é algum diálogo onde uma determinada ação será mencionada, nada mais que isso. Por isso uma nova forma de contar histórias é sem duvidas uma ótima noticia para todos os fãs de videogame e será muito bem vinda.
roxedo 22 Ago, 2014 17:19 0
não to falando das classes e sim do meu primeiro comentario.
Sthialth 22 Ago, 2014 11:45 0
roxedo 22 Ago, 2014 10:00 0
Espinder 22 Ago, 2014 07:36 1
Pois é, ele praticamente descreveu Skyrim hahahah
LordWagner 22 Ago, 2014 03:23 1
Sim! Skyrim!
roxedo 22 Ago, 2014 00:13 4
mateusONPC 21 Ago, 2014 23:49 -6
AshirogiMuto 21 Ago, 2014 23:30 0
nao vejo problema com os graficos atuais e sim com as historias e como ele falou, a linearidade
PanicoDoritos 21 Ago, 2014 22:49 1
ISilva 21 Ago, 2014 20:55 1
The-Doors 21 Ago, 2014 20:22 7