Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Para que serve o cabo VGA?



Uma das mais conhecidas e antigas conexões presente no mercado é a VGA, de nome Video Graphics Array (Padrão de gráficos de vídeo, em tradução livre). No geral, é usado para conectar o computador ao monitor.

Porém, há outras utilidades, como fazer ligação entre o computador e a TV e ainda outros displays. O cabo analógico foi inventado pela IBM em 1987. O modelo da época era capaz de reproduzir de 16 a 256 cores com resolução máxima de 640 X 480 pixels.

Para a época de lançamento, uma grande novidade, porém, com o passar dos anos o cabo sofreu alterações, mesmo sem perder a sua origem. O conector usado no cabo permanece até hoje, o D-SUB ou Conector DB.


Conector

O conector VGA pode ser encontrado tanto em cabos, para a conexão do computador ao dispositivo de saída, como também em placas de vídeo, monitores e televisores. No cabo é possível encontrar a versão "macho" do conector, a parte que possui vários pinos para a transmissão das imagens, enquanto que nas placas de vídeo e dispositivos de saída há a versão "fêmea", considerada a parte que possui pequenos furinhos, onde o cabo será encaixado.

Origem

A IBM foi a grande inventora do cabo VGA. A empresa também foi responsável por inventar o padrão, ou seja, que era capaz de reproduzir maior quantidade de cores (até 256) e suportar a resolução de 640x480 pixels.

O VGA foi usado em monitores por quase vinte anos. Atualmente, muitos deles ainda contam com tal entrada para o uso de placas mais antigas.


Substitutos do VGA

Imagem

Como vimos acima, o VGA ainda não foi extinto do mercado, porém, outros padrões já surgiram para ocupar o seu lugar.Nas placas de vídeo offboard atuais, por exemplo, somente os padrões DVI, S-Video e HDMI são encontrados. Nas onboards, o HDMI costuma ser o mais usado.

Ao contrário dos computadores, os novos aparelhos de TVs não possuem mais o suporte VGA. Atualmente o cabo HDMI impera em tais produtos, já que garante transmissão de vídeo e som digitais em alta qualidade.

Com o tempo, o padrão deve mesmo tomar o lugar do VGA, vindo em placas offboard e onboard.

Fonte: Oficinadanet

Comentários

31 Jul, 2014 - 18:58

Comentários

en06 01 Ago, 2014 13:24 0

Muito boa a matéria!!

Oiligriv 01 Ago, 2014 07:56 2

Essa noticia seria mais informativa se explicasse as diferenças de cada cabo um para o outro, tipo HDMI comparado ao Display port dois cabos praticamente que fazem a mesma função. Acho que seria mais interessante.

Leehalloween 01 Ago, 2014 03:24 0

RE: Para obedecer as ordens do 3° Sargento.

viniciado1 01 Ago, 2014 00:51 0

RE: "Pra dar dor de cabeça"

Pallas 31 Jul, 2014 23:22 -1

escreveu:PARA QUE SERVE O CABO VGA?

Ele serve pra dar vídeo? Pensei que fosse aquele cabo que vai nos guinchos...

OBS.: O artigo ta ok, mas esse título... rsrsrs.

Akah 31 Jul, 2014 22:25 2

A questão é a seguinte.
Enquanto continuarem a fabricar monitores com apenas a entrada VGA, ela vai sempre existir.