Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 coisas que você não sabia sobre o Godzilla!

A estrela de dúzias de filmes, desenhos e quadrinhos, Godzilla é um fenômeno da cultura Pop e amado por todo o mundo. E mesmo que seu último filme tenha tido críticas controversas e opiniões divididas, não se pode negar que nosso monstro gigante, o dito REI dos monstros, é um personagem ícone da cultura pop. Vamos listar pra vocês 10 fatos interessantes sobre "Gojira"!

Imagem

História

É impossível exagerar sobre quão profundo foi o impacto do bombardeamento de Hiroshima e Nagazaki nas pessoas do Japão. Em questão de instantes, as duas cidades foram praticamente vaporizadas, com milhares ainda sucumbindo às queimaduras e envenenamento por radiação nos dias que seguiram. Mas essa tragédia ajudou a inspirar a criação de Godzilla.

Gojira (Uma junção em japonês de Gorila e Baleia) foi lançado em 1954. O "dinossauro" radioativo foi baseado numa mistura de diversas espécies, incluindo um Tiranossauro Rex e um jacaré. Sua pele escamosa e rígida foi inspirada pelas cicatrizes de quelóides que os sobreviventes da explosão atômica tiveram. Enquanto os outros filmes de Godzilla eram mais divertidos, o primeiro filme foi uma crítica forte metafórica aos horrores da tecnologia.

Imagem

Simbolismo

Nos primeiros anos da franquia Godzilla, o monstro queria simbolizar a América e seus bombardeios no Japão. Mas as tensões logo se esfriaram entre as nações. Então a popularidade duradoura de Godzilla com os japoneses significou que o personagem se tornou o simbolo da Terra do Sol Nascente. Outros monstros também tiveram seus próprios significados também. Por exemplo o Pterossauro Rodan era para simbolizar a União Soviética.

Imagem

O Homem por trás da máscara

No último filme do monstrengo, ele foi basicamente feito de efeitos especiais, com um design parcialmente baseado em dragões de komodo e ursos. Mas não haviam computadores para trazer à vida o Godzilla original. Eliji Tsuburaya, o diretor do departamento de efeitos especiais para Toho, foi incumbido com a criação da primeira versão de Godzilla. Ele originalmente tendenciou a usar stop-motion, mas ele foi forçado a optar por usar roupas de borracha quando ficou claro que o stop motion ia ficar muito caro. O homem escolhido para vestir a primeira roupa de Godzilla foi Haruo Nakajima. Um artista marcial que foi capaz de trazer intensidade para o papel. Mas foi extremamente difícil porque a roupa feita de pneus derretidos pesava 100kg, era difícil de enxergar e se mover, e era extremamente quente dentro dela debaixo das luzes do estúdio.



O rugido

Além de seu tamanho colossal, outra grande característica memorável de Godzilla é seu inesquecível e inconfundível rugido. Os produtores do filme de 54 experimentaram vários tipos de sons de animais diferentes para criar a voz do monstro, mas não encontraram nenhuma que gostassem. Então o compositor do filme Akira Ifukube sugeriu que usassem instrumentos musicais. Eis que então surgiu o famoso rugido proveniente de arrastar uma luva de couro untada com alcatrão de pinha nas cordas de um contra baixo (como diabos eles pensaram nisso?…asiáticos.)



Zilla

Alguns reboots de franquias antigas conseguem até fazer com que os fãs conheçam obras melhores que as originais. Não vou citar nenhuma delas porque isso vai de questão de opinião, mas a questão, é que indubitavelmente o reboot de 1998 de Godzilla estrelando Matthew Broderick foi, não só um fiasco, como uma ofensa ao personagem original, quando eles mudaram completamente todo o visual e a estética de Godzilla e transformaram ele numa iguana gigante. Os críticos na época não perdoaram o filme. Toho depois se referiu àquela versão do mosntro como apenas Zilla. No entanto, no fim do filme a criatura morre, mas Toho trouxe ela devolta à vida no seu filme Godzilla: Final Wars. Na sua versão, Toho colocou Zilla para enfrentar Godzilla, mas ele foi facilmente derrotado. (O que será que ele quis dizer com isso?)



Bambi encontra Godzilla

Apesar do caráter sério e crítico original do personagem, Godzilla já foi protagonista de várias animações, incluindo uma feita por Toho e Hanna Barbera que tinha um Godzilla bem amigável que salvava a humanidade com frequência até mesmo o Godzilla de 98, que não conseguiu competir com Pokemon e foi cancelado depois de 40 episódios. Mas a mais bizarra delas talvez tenha sido uma chamada Bambi Vs Godzilla produzido por Marv NewLand em 1969. Eu não pretendo me alongar com isso, veja o vídeo por você mesmo.



Inimigos

Nas dúzias de filmes, Godzilla conseguiu uma enorme gama de inimigos, a maioria deles criações ridículas de borracha. Em Godzilla’s Revenge todas as cenas de monstros acontecem na imaginação de uma criança que sofre bullying, e ele enfrenta algo parecido com um gato-lagarto chamado Gabara. Outro vilão memorável e recorrente e Mothra. Mas já tiveram inimigos realmente aterrorizadores (pra época) como o Destroyah que conseguiu ferir fatalmente Godzilla causando sua morte. Ms o maior de todos deve ser King Ghidorah, um monstro de 3 cabeças baseado na mitológica Hidra (HAIL!).



Madzilla

Não, Godzilla não ficou louco. A Fundação Make-A-Wish é conhecida por garantir que crianças em estados terminais tenham seus desejos realizados, e muitas celebridades ajudam e fazem o possível para realizar os desejos dessas crianças. Em 2014, uma delas, Maddex de 5 anos de idade, desejou estrelar um filme de Godzilla NO PAPEL DE GODZILLA. Ele sofria de uma leucemia Lymphoblástica aguda, o que era muito doloroso, até mesmo o tratamento, e pra ele o Godzilla sempre trouxe conforto. E graças ao exército de voluntários, o desejo de Maddex foi atendido e ele foi Godzilla por um dia.



King Kong vs Godzilla

Era inevitável que os dois mais famosos monstros gigantes acabassem se combatendo, obviamente Godzilla era 6 vezes maior que King Kong, mas aumentos dramáticos de altura nunca foram problema para esses filmes, e quando as feras se enfrentaram, eles eram do mesmo tamanho. E para suavizar o bafo termonuclear de Godzilla, King Kong ganhou poderes sobre a eletricidade.

Imagem

Fisicamente impossível

Porque maior é sempre melhor, a versão de 2014 de Godzilla é a maior de todas, quase 106 metros de altura e algumas 160.000 toneladas. Existe uma razão para que feras deste tamanho só existam em ficções, elas são fisiológicamente impossíveis. Existe (acredite se quiser) inúmeros artigos que explicam as várias razões pelas quais Godzilla não poderia existir. Primeiro, não teria como o esqueleto dele suportar seu corpo, mesmo se fosse feito de titânio, o calor gerado por seus músculos seria tremendo, e não há maneiras de que seu coração bombeasse sangue para suas extremidades.

Fonte: ListVerse

Fonte: Legiaodosherois/Virgula/Uol

Comentários

30 Jul, 2014 - 20:05

Comentários

cuceta 31 Jul, 2014 09:17 0

O argentinossauro (Argentinosaurus huinculensis, do latim "lagarto da Argentina") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo. Medía cerca de 35 metros de comprimento, 15 metros de altura e pesava algo entre 80 e 100 toneladas.

Godzila 2014 é 7x mais alto que o mais alto dinossauro encontrado.


hemhike 31 Jul, 2014 08:52 0

Não adianta mandar toda a frota de veículos de combate e satélites com armas orbitais da Terra: os kaijuus são como montanhas ambulantes que, ao contrário do que os muitos Não-fãs não entendem, eles são DIFÍCEIS de serem acertados. É como se a presença deles alterasse até os sentidos dos humanos que chegam perto ou a gravidade fosse afetada. Como se o cérebro humano NÃO compreendesse e aceitasse o que está acontecendo e faz a mente entrar em parafuso e pânico. É muito comum os pilotos se estabacarem contra o monstro em que miram ou se deixarem pisar.
Para o monstro que não para de crescer, porém, esse crescimento e fator de cura vem com um custo terrível : como se fosse realmente um câncer , o crescimento e nascimento de tanta massa é doloroso. Os kaijuus não aguentam a dor e saem quebrando tudo no caminho.

hemhike 31 Jul, 2014 08:45 0

(Continuação)

A maioria, como o caso do Godzilla, que ABSORVE energia nuclear ambiente e energia solar, NÃO param de crescer nunca. Eles tem uma tipo de fator de cura que regenera automaticamente qualquer corte ou perfuração. A única forma de MATAR um kaijuu é atingí-lo no epicentro de uma explosão nuclear (alguns,se sobreviverem, como o caso do Godzilla, absorvem a energia e ficam ainda maiores) OU arrancar fora sua cabeça ou esmigalhar seu cérebro: é por isso que os mechas que caçam kaijuus muitas vezes usam laser perfurantes, brocas nos punhos ou espadas gigantes. Só assim conseguem atravessar o couro duro e alcançar o cérebro ANTES do fator de cura fechar a ferida.

hemhike 31 Jul, 2014 08:40 0

Vou colar um comentário que eu li de um fã de Godzilla:

''Na verdade esse é um dos elementos característicos dos filmes de kaijuus (''fera de origem misteriosa'' em japonês) : os kaijuus são manifestações das forças da natureza, necessárias ao equilíbrio de um ecossistema anterior aos dinossauros. Semelhante as histórias de terror de HP Lovecraft.

Alguns surgem porque a natureza tá **** com a humanidade , como é o caso do Gojira/Godzilla. Ou são a manifestação física de um deus ou deusa, no caso Mothra, a mariposa gigante. A maioria dos kaijus, porém, são aberrações da natureza que existem como se fossem canceres-vivos e ambulantes!

CONTINUA...

-kilua- 30 Jul, 2014 20:19 11

logo quando eu li o titulo me lembrei disso aqui
http://1.bp.blogspot.com/-APCdUvdRM_k/U521I7utYQI/AAAAAAAAEC8/1PEqAcqApvA/s1600/godzilla.jpg