Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cientista cria sorvete que muda de cor quando lambido



A ciência pode criar alimentos surpreendes. A prova disso está na nova criação do físico e engenheiro espanhol Manuel Linares, que criou um sorvete que muda de cor quando lambido.

Intrigado pelo sorvete criado pelo chef britânico Charlie Francis, Linares resolveu fazer algo parecido. Reuniu dois amigos chineses durante uma semana e criou o sorvete que muda de cor.

Segundo o Phys.org, o sorvete Xamaleón muda de cor quando exposto a mudança de temperatura e a variação de acidez que acontece na boca humana. O sorvete tem gosto muito parecido com o tutti-frutti.

Linares afirma que a massa é feita com ingredientes naturais. É provável que a mudança de cor aconteça por causa de alguns tipos de frutas usados na receita. Além disso, há um tipo de spray chamado de "elixir do amor", que é pulverizado antes de servir para que a massa fique mais escura.

Segundo Linares, essa "calda" acelera o processo de mudança da cor. Antes de ser servido, o sorvete tem a cor azul clara. Mas ganha outros tons mais escuros, como rosa e roxo, conforme for lambido.

O sorvete foi criado como tese de mestrado do físico. A fórmula está sendo patenteada, mas Linares disse que o segredo da mudança de cor está na química e que tudo depende da temperatura e da oxidação.

A aventura de Linares não termina por aqui. Linares também já abriu uma loja em Blanes, sua cidade natal, com o objetivo de criar outros sorvetes exóticos. Ele também já começou a trabalhar na criação de dois sorvetes que reagem à luz ultravioleta.

Imagem

Com ajuda de pesquisadores chineses, Francis conseguiu isolar a proteína fluorescente no organismo da água-viva para que pudesse ser usado em alimentos. Assim como acontece no corpo da água-viva, a proteína usada no sorvete é ativada pelo movimento. Isso significa que a massa do sorvete começa a brilhar mais conforme o consumidor a saboreia.

O chef já inventou sabores de sorvete inusitados, como queijo e carne. Sua próxima invenção será um sorvete invisível. Para conseguir esse feito, está em busca de cientistas que possam ajudar na empreitada.

Fonte: Info/Abril

Comentários

30 Jul, 2014 - 16:53

Comentários

dudubayer 31 Jul, 2014 00:28 1

Enquanto isso mais pessoas morrem de cancer...