Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Páginas da Wikipedia foram alteradas através de máquinas do governo



Algumas páginas da Wikipedia foram alteradas por computadores do governo federal. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, as alterações partiram de 11 máquinas com IPs registrados em nome do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Presidência da República.

Foram alterados textos de páginas como a do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), do movimento passe livre e do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Os artigos sofreram alterações tanto para inclusão de elogios e a retirada de críticas, quanto para o inverso.

Seis anos de mudanças

As edições foram feitas entre 2008 e 2014, mas acabaram sendo desfeitas por outros usuários por infringir as regras de uso do site. Para ver as páginas e os textos alterados no Wikipedia descobertas pela Folha, acesse o site do jornal.

A reportagem forneceu ao Serpro os endereços de IP, data e horários de acesso, junto ao pedido de identificação dos locais físicos em que esses IPs estão alocados. Porém, o órgão respondeu que não poderia comentar o assunto por motivos legais.

Fonte: Tecmundo

Comentários

29 Jul, 2014 - 10:52

Comentários

chinobistar 29 Jul, 2014 23:09 0

Bom, é uma questão bastante delicada. A Wikipédia é uma enciclopédia livre, por isso, não podem "punir" alguém por editar algo, mesmo que com o objetivo de ser parcial e de retirar coisas que são verdade no artigo. Agora, não querendo defender o governo, até porque sei que tem muita ***** rolando lá, mas entrei na página do Alexandre Padilha e as alterações já foram revertidas (a Wikipédia tem essa função, pra quem não sabe), então, mesmo que editem, isso pode ser facilmente revertido, e também vi gente fazendo o contrário: xingando o governo no artigo, o que é errado, já que se trata de uma enciclopédia, não de um lugar pra expressar opiniões pessoais.

"Também é um criminoso e corrupto. O Brasil não aguentará mais 4 anos de PT." Isso não é coisa que se escreva na Wikipédia, independente de ser ou não verdade.

Agora, na boa, é uma situação muito ruim, mas sempre tem gente de olho nisso, que vai reverter essas ações de vandalismo na Wikipédia, então, fiquem tranquilos.

rivel-x 29 Jul, 2014 11:53 0

NoobGod escreveu:Governo lixo, já começou a manipular informações, logo vão até prender que for contra na net a esse bando de corruptos que governa esse país! Mesa

Faz tempo que eles manipulam a Wikipedia e outros sites é só pesquisa e você vai ver.

NoobGod 29 Jul, 2014 11:48 -1

Governo lixo, já começou a manipular informações, logo vão até prender que for contra na net a esse bando de corruptos que governa esse país! Mesa