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Paga antes, recebe depois

Ah, DLC! Não os adoram? A forma que as sempre atenciosas editoras arranjaram para "prolongar a vida" aos nossos jogos.

Longe vão os tempos em que aquilo que trazíamos da loja era o jogo completo. Até poderia sair uma expansão (especialmente no PC) mas seria uma experiência praticamente tão completa quanto o próprio jogo e, de qualquer das formas, só sairia passado um bom bocado. Hoje em dia isso não acontece, tirando uma ou outra excepção, como as expansões de GTA ou Red Dead Redemption. A lógica parece que se inverteu e agora o jogo começa a ser-nos vendido muito antes de sequer chegar à loja. A experiência, essa, chega às nossas mãos quando estiver pronta.



Infelizmente, o Now já é bem pior que o retratado.


O Season Pass

Inicialmente criada para oferecer aos jogadores pequenas doses de jogo em formato episódico, o Season Pass é mais um conceito de DLC nobre em teoria mas completamente abusado na prática.

L.A. Noire da Rockstar foi um dos pioneiros deste modelo e o seu Season Pass consistia em 4 novas missões, dois fatos e um modo de desafio pela módica quantia de €10. Pela mesma altura, também Mortal Kombat recebeu um Season Pass que custava cerca de €15 e que dava acesso a lutadores adicionais que seriam lançados no futuro. Como saíram 4 lutadores ao preço de €5 cada, quem optou pela season pass poupou €5! Obrigado, Warner Bros!


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Tal como a esmagadora maioria do DLC que por aí anda, a primeira e talvez a mais correcta sensação que este modelo de negócio nos transmite é que andam a vender-nos os jogos às prestações; no lançamento existe conteúdo acabado e propositadamente deixado de fora apenas para nos ser vendido em momento posterior.

Títulos como as aventuras da Telltale (claramente episódicos) ou Bioshock Infinite (muitos acreditavam que já nem seria lançado, tal foi o tempo de espera) são claras excepções num universo onde a regra parece ser anunciar um Season Pass largos meses antes do próprio jogo. A título de exemplo, já podem adquirir o Season Pass de Assassin's Creed Unity por $29.99, preço que elevando o custo total do jogo "completo" para os $90. Há algum tempo que as editoras, especialmente no mercado norte-americano, batalham por levar os jogos para fora da casa dos $60 e esta é uma forma menos descarada de o fazerem.

Apesar da esmagadora maioria dos jogadores acreditar que a Season Pass não passa de uma forma das editoras venderem os seus jogos por €70-€80 em vez dos habituais €60, basta fazerem aqui mesmo na Eurogamer uma pesquisa por "Season Pass" para verem que ele veio para ficar.

É raro o jogo AAA lançado nos últimos dois anos que não o tenha tido e raro será aquele que não o tiver. Quanto maior é a base de fãs de um jogo, maior a probabilidade de ele vir a ter Season Pass. É precisamente graças ao tamanho dessa base de fãs que as editoras aproveitam para fazer algo que seria impensável há uns anos atrás: venderem-nos conteúdo completamente desconhecido, que nunca foi testado por um profissional e que, muitas vezes, nunca sequer alguém lhe pôs os olhos em cima (o Season Pass do Assassin's Creed Unity encaixa neste perfil).


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A Season Pass já é tradição nos títulos da Ubisoft.


Estamos a correr o risco de pagar por uma coisa que desconhecemos e sobre a qual nenhum profissional do meio deu a sua opinião. Se o conteúdo for mau ou injustificado, azar, não existem reembolsos.

As pré-vendas

As pré-vendas de jogos não são novidade mas foi na última geração que assistimos ao nascimento de uma cultura extremamente feroz em torno dela, com bónus, invariavelmente sobre a forma de DLC, exclusivos de várias lojas, que servem para testar a fidelidade dos jogadores: quanto mais confiares em nós, mais bónus recebes. Tal como no caso do Season Pass, também aqui estamos a dar dinheiro por algo que desconhecemos (embora na maioria dos casos já tenhamos visto) e que temos a certeza absoluta estar pronto aquando do produto final mas foi propositadamente deixado de fora.

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Nos últimos tempos assistimos a este modelo a ser levado aos limites com dois exemplos que levam as pré-vendas ao limite.

O primeiro vem da SEGA que parece nem se esforçar para limpar a imagem de Aliens depois da controvérsia em torno de Colonial Marines. A nova entrada na série, Alien Isolation, terá níveis baseados no filme original mas o elenco do mesmo vai ser um bónus de pré-venda exclusivo das lojas GameStop. Leram bem, o elenco de um jogo baseado num filme não vem no próprio jogo. Não têm uma GameStop perto de casa? Não faz mal, podem comprar esse conteúdo mais tarde sob a forma de DLC.

Situações destas não fazem sentido e prejudicam toda a gente, incluindo a relação dos jogadores com a própria SEGA. Jogar com os protagonistas de um filme num jogo baseado no mesmo é capaz de ser importante para o jogador, digo eu. Será que o Sonic também será um bónus de pré.venda no próximo jogo mascote? Enfim. Oferecer conteúdo chave com a pre-order faz maravilhas pelo hype, como já vamos ver de seguida.

Este seria o expoente máximo da cultura das pré-vendas não fosse ter acontecido isto:




De forma a fomentar as pré-vendas de Assassin's Creed Unity, a Ubisoft lançou um jogo de casino disponível exclusivamente para quem a fizer (é verdade, o novo Assassin's Creed parece ser o rei dos DLC). Todas as sextas-feiras (e apenas às sextas-feiras), os jogadores têm a oportunidade de jogar na roleta e tentar ganhar um dos vários prémios disponíveis, sendo a esmagadora maioria deles conteúdo digital para ao próprio jogo.

Esta iniciativa do Ubisoft é ideal para fazer cumprir o real objectivo das pré-vendas: criar um injustificado hype em torno do jogo baseado no número de unidades que se encontram reservadas. Basta visitarmos as principais lojas online para verificar que a estratégia está a resultar e que dentro de uns meses a Ubisoft virá a público anunciar que Unity é o jogo mais aguardado da série.


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De acordo com a minha experiência, fazer a reserva de um jogo só compensa em caso de edições de coleccionador realmente limitadas porque tendem a valorizar. Nos restantes casos vamos pagar o preço máximo por um bem com uma disponibilidade praticamente ilimitada (graças às versões digitais) cujo valor só vai decrescer a curto prazo.

Para terminar

Não tenho por hábito fazer reservas de jogos. Só o faço quando quero realmente jogá-lo no lançamento e nem assim compensa porque ainda está para vir o jogo que vende tanto que se torna impossível de encontrar à venda. O último para o qual fiz reserva foi Final Fantasy XIII mas o jogo desiludiu-me tanto (nem passado um mês já estava à venda por €20...) que deixei de dar o meu dinheiro com antecedência só porque os jogos anteriores foram bons.

Por piores que a meu ver sejam os bónus exclusivos de pré-encomendasvendas e o Season Pass, a continuidade destas práticas não nos deixa fugir da verdade: há por aí muita gente a fazê-lo e a perpetuar o modelo do jogo inacabado para o resto de nós. Enquanto consumidor, não gosto de comprar um produto incompleto; enquanto gamer, a frustração é ainda maior.

Fonte: Eurogamer

Comentários

26 Jul, 2014 - 13:54

Comentários

danielsyn 28 Jul, 2014 13:45 0

Henry Master escreveu:
Oiligriv escreveu:Esse jogo aqui deveria se chamar DLC simulator pela mor. http://store.steampowered.com/app/24010/

https://lh3.googleusercontent.com/-PVGaoIU_j-4/U9WwFJsydYI/AAAAAAAAAqI/0qqk6VbGkTc/w250-h180-no/tumblr_lpbcj4Aeq71qaj5jro8_250.gif
Cara R$ 6.482,58 só de Dlc Vish!


Chega a este preço pelo custo de cada DLC, deveria custa no máximo 5 reais cada DLC ou até mesmo fazer pacotes com valores mais baixos, eu tenho este game mais não comprei nenhum DLC, posso até vim compra algum mais em promoções com no minimo 75% de desconto que seria o preço justo, se não for assim dificilmente vou compra.
Única coisa que achei correto é a atualização anual game, porém que falta mais dedicação por parte dos desenvolvedores, game esta longe de ser o ideal.

Ezameru 28 Jul, 2014 00:58 0

Se uma empresa depender de min para dlc ela ta,£,por que posso gostarcomo fo do game,mas dlcnao compro nem que seja centavos,esses dias eucomprei oinjustice de ps4 epsvita,podia ate dobrar o numero de lutadores,mas nunca,as vezes me sinto ate mal em fazer o download dos gratis,pois assim que foi conteúdo capado que cada diamais elels vao querer vender

igordomingos 27 Jul, 2014 23:28 0

São extremamente poucas as DLCS que eu compro e quando compro gerealmente é pq vem no pacote do jogo que está em promoção

Henry Master 27 Jul, 2014 23:09 0

Oiligriv escreveu:Esse jogo aqui deveria se chamar DLC simulator pela mor. http://store.steampowered.com/app/24010/

https://lh3.googleusercontent.com/-PVGaoIU_j-4/U9WwFJsydYI/AAAAAAAAAqI/0qqk6VbGkTc/w250-h180-no/tumblr_lpbcj4Aeq71qaj5jro8_250.gif
Cara R$ 6.482,58 só de Dlc Vish!

Oiligriv 27 Jul, 2014 22:49 2

Esse jogo aqui deveria se chamar DLC simulator pela mor. http://store.steampowered.com/app/24010/

snox 27 Jul, 2014 22:42 0

Sinceramente oq eu mais me irrito nos games de hj em dia é saber q tem muito game de SNES q é melhor mais longo e mais inovador q muitos e MUITOS jogos atualmente lançados.

leosenin 27 Jul, 2014 22:13 0

Já disse e repito que "DLC são o câncer dos games"!
O que tenho acompanhado desde o começo da geração ps3 e 360 foram meus jogos favoritos e produtoras afundarem em conteúdos digitais desnecessários, uma das que mais sinto falta é a capcom, mas o que ela fez com a marvel e street X tekken é inaceitável , matou a série resident e abandonou o resto de suas franquias, o que tem acontecido com EA, activision, ubisoft, etc, onde um jogo novo já tem uma DLC lançada 1 semana após seu lançamento isso é inaceitável.
Engraçado é ver que as empresas sabem como usar de forma correta, a street fighter 4 sendo atualizada a cada 2 anos (futibas e FPSs tinha de ser atualizados assim assim!), o formato de venda da Killer Instinct compra o pacote que quiser, Rockstar com DLCs com modo história que rendem ate um novo game ou DLCs gratuitos!

O que da mais raiva é ver o quanto de otário que continua mantendo esse tipo de negocio, e um dias a produtoras iram ver por que GTA 5 vende mais de 30 milhões!

darkmano 27 Jul, 2014 18:48 3

No caso do GTA V todas as DLCs até agora foi de graça então nem deveria incluir ele nessa news mas ok, Por isso eu prefiro esperar o jogo entra em promoção ou espera um pacote completo já com as DLCs sai mto mais barato do q sai comprando o jogo + as DLCs

danielsyn 27 Jul, 2014 14:59 1

Infelizmente é o que uma parte dos estúdios maiores estão fazendo, faz um game incompleto e depois lança DLCs com se fosse uma extensão do game que na verdade seria o game normal completo.
Mais também vejo algumas games bem completos ai que tem uma sobrevida com DLCs com historias diferentes da historia principal, GTA IV teve dois DLCs bem feitos.
Outro game que optou por usar um sistema de DLCs foi o Train Simulator, porém que eu defendo a ideia dos desenvolvedores, você compra o que lhe agrada e o pacote simples vem com algumas locomotivas e linhas.
Esta listado vários DLCs que foram feitos a cada ano e chega a na casa dos 6 mil reais. Os DLCs são um pouco caros mais tem algo animador nisto todo ano o game se atualiza para versão mais atual e assim tem uma manutenção que muitos game anuais não tem.

Marmitexxx 27 Jul, 2014 14:49 2

Oh God! É uma baita duma sacanagem mesmo esses DLC fuleragem caça-níqueis descarados!!! Eu cai na imbecilidade de pagar R$10,00 numa DLC do Dante's Inferno achando que seria "O Bicho" e tomei na testa! Pois era uma sucessão de desafios absolutamente iguais com uma nova Personagem denominada de Santa Lucia. o DLC resumia se em lutar contra adversários iguais onde oque mudava eram apenas os cenários. Coo se fosse um Challenge of Titans no GOD OF WAR porém com um único desafio. E outra ***** de arapuca, foi o season pass Mas! do Max Payne 3... PQP me senti um pato, paguei R$12 pilas achndo q teria uma sobrevida maneira do game e só recebi skins da versão online (que é uma tremenda bosta mole), do Max Payne3! desafios escrotos pra tirar co a cara dos gamers...! Nunca mais compro DLC. FUUU!

animecave 27 Jul, 2014 14:02 1

eu nem compro jogo mais no lançamento e nem prevenda justamente por isso, eu prefiro esperar pela versão goty, ou complete edition ou seja la doq chamem, mas q ja venha o jogo completo com todos os dlcs e tudo mais

MrDarkness 27 Jul, 2014 13:16 1

Deyvison_Moraes escreveu:Sinceramente não sei como The Sims ainda sobrevive. Cereal

Eu vou dizer como... $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Simples assim, o jogo tem um zilhão de DLCs e o pessoal compra, mesmo sendo caríssimo.