[Tutorial] Steam: Jogos em mais de um Disco Rígido

Seção destinada para tutoriais e dúvidas em geral.

[Tutorial] Steam: Jogos em mais de um Disco Rígido

Em 06 Mai 2012, 17:51

Fala ai galera da Tribo Gamer, trago este tutorial para os usuários da plataforma Steam.
Como já devem saber, só é possível instalar os jogos da Steam apenas na unidade onde o programa foi instalado, porém, dependendo, você pode ficar sem espaço na HD e não pode mais comprar jogos, ou então vai ter que fazer sacrificios e desinstalar alguns jogos pra jogar os novos, isso não convém pra mim, e se pra você leitor também não, essa dica é pra você.
Tenho aqui um disco de 300 GigaBytes dedicados aos jogos da Steam, porém com o tempo fui ficando sem espaço para mais jogos e po, quero comprar Max Payne 3, é uns 35GB só ele, a pré-venda vem o 1 e o 2 de graça, e assim, lá se foi trocentos GBs do disco.
Eu queria aproveitar a pré-venda, mas só tinha mizeros 5GB disponíveis no disco.

Pois bem, chega de lenga-lenga e vamos botar a mão na massa!
Antes de mais nada, vai precisar de uma extensão Shell que não vem por padrão no Windows, vai ter que baixá-la em: http://schinagl.priv.at/nt/hardlinkshel ... llext.html
Basta ir na sessão de download e selecionar a versão de acordo com a sua versão do Windows, ficando atento se for de 32 ou 64 bits.
Mais adiante poderão ver porque é importante essa extensão.

Feito o download, basta iniciar o setup, vai perguntar o idioma, para sua comodidade, selecione Português (Brasil) e prossiga, ao terminar vai falar que é preciso encerrar o processo explorer.exe, é só concordar, feito isso vai sumir temporariamente o menu iniciar, windows explorer, depois volta como estava.

Agora, certifique-se de que a Steam não esteja executando, se estiver, encerre-a.

Vá até a pasta de instalação dos games, no meu caso em "G:\Steam\steamapps\common"

Imagem

Como podem ver os jogos que você instalou se encontram neste diretório.

Agora, vá em outra HD, no meu caso, selecionei a unidade D por ter mais espaço disponível.

Crie um diretório para os jogos da Steam.
No meu caso foi "D:\Steam\steamapps"

Beleza, volte na pasta onde os jogos da Steam estão instalados, selecione um deles, e recorte a pasta inteira e cole na pasta que você criou na outra unidade.
São vários GBs dependendo do jogo e pode demorar uns minutos.

Feito isso.
Na onde você colou os jogos, clique com o botão direito sobre a pasta do jogo e clique em "Selecionar a origem do Vínculo"

Imagem

Ok, feito isso vá na pasta original da Steam, que no meu caso é aquela da unidade G.
Clique com o botão direito em algum lugar da pasta e vai na opção "soltar como..." e em "junção"

Imagem

Feito isso, aparecerá a pasta do jogo, mas apenas uma "ponte" para o outro disco, o aplicativo Steam não quer saber disso pra ele o jogo está instalado na pasta common.

Pronto, agora mesmo que o disco onde a steam está instalada esteja quase cheio, ainda é possível instalar jogos nela, porque você move os jogos já instalados para outro disco, sem dar erro.

OBS: Se as opções do tutorial não aparecerem pra vocês, é porque não instalaram a extensão do shell.


É isso pessoal espero ter ajudado, lembrem-se, se agora não é útil pra vocês, amanhã poderá ser, eu nem pensava em ter de fazer isso há alguns meses. :truestory:
Imagem

Voltar para “Tutoriais em Geral”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes