Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
7.5
Análise de Sniper Elite 4 de Tribo Gamer

Vou fazer o que eu faço melhor. Eu vou caçar.

Uma das coisas mais prazerosas em qualquer jogo de guerra é encontrar um ponto com um bom campo de visão, empunhar a sua sniper e limpar o cenário, matando dezenas de inimigos à distância. Entretanto, quase nenhum jogo com essa temática permite que o jogador se faça valer apenas da sua habilidade com uma arma de longo alcance. A franquia Sniper Elite foi lançada justamente com o intuito de colocar-nos no papel de um Ás do rifle de precisão, dando a possibilidade de ir do início ao fim do jogo utilizando unicamente este tipo de arma.

Sniper Elite 4, novamente nos leva para os eventos da Segunda Guerra Mundial, mas dessa vez em terras italianas, em meio a uma paradisíaca ilha tomada por soldados fascistas e nazistas. O objetivo é o de sempre: eliminar generais do Eixo Nazista e coletar informações vitais para auxiliar as forças Aliadas a fechar o cerco sob Adolf Hitler. Mas, nem sempre o objetivo é tão simples quanto parece.

Com uma série de sub-missões e objetivos secundários, Sniper Elite 4 nos dá a incumbência de mudar os rumos da guerra através da ótica de Karl Fairburne, que foi enviado ao país para auxiliar a Reistência Italiana a se livrar das garras do Fascismo de Mussolini.

Imagem

Totalmente focado em combates estratégicos, stealth e na capacidade do jogador de identificar alvos e o momento certo de agir sob eles, Sniper Elite 4 traz pequenas evoluções em relação a seu antecessor, especialmente nos quesitos gráficos e no combate direto. Embora neste jogo a mecânica de combates à curta distância com armas como metralhadoras e pistolas tenha sido aprimorada, ela continua servindo apenas de apoio à boa e velha sniper, arma com a qual Karl sempre pode contar, mesmo nos momentos mais complicados.

Um dos grandes atrativos do jogo são as câmeras lentas e x-rays na hora de disparos perfeitos. É absolutamente gratificante ver o seu projétil cortando o ar em câmera lenta e atingindo o coração, cérebro, pulmões ou rins de seus inimigos. Explosões de barris, veículos e bombas também ativam esses momentos, e neles é possível ver os ossos dos inimigos sendo reduzidos a pó pelo impacto violento das explosões.



O momento principal do jogo é o derradeiro tiro em direção ao inimigo, mas em Sniper Elite 4, um bom tiro não é apenas mirar e apertar o gatilho. Observar e marcar o alvo à distância com o binóculos, encontrar um local que ofereça uma boa visão do inimigo, posicionar-se e só então apertar o gatilho. O problema é que muitas vezes um único disparo de seu rifle é capaz de atrair uma dezena de inimigos, para evitar isso, é sempre importante observar o ambiente e os inimigos à volta, e tentar buscar um ponto de tiro que conte com algum som ambiente, como um rio, ou até mesmo os aviões que cortam o céu e oferecem cobertura para o barulho do disparo.

Assim como seu antecessor, Sniper Elite 4 não é um jogo de pura ação, é extremamente importante que o jogador compreenda que seu personagem não está preparado para enfrentar um exército inteiro em combate aberto. As mecânicas de stealth – movimentação silenciosa, esgueirar-se pelas folhas, sobras e cantos, e pensar muito bem antes de disparar um tiro em meio a uma área com muitos inimigos – tornam o título um jogo muito mais estratégico do de ação, já que alertar inimigos em uma área aberta ou ser descoberto significa a morte quase certa.

Apesar disso, o quarto título da série é bem mais acessível a jogadores casuais e novatos do que os anteriores. Suas mecânicas foram simplificadas, e os comandos estão mais bem distribuídos nos botões, tornando sua curva de aprendizado muito mais suave e atrativa àqueles que não são hardcores da franquia ou desse estilo de jogo.

Imagem

Com uma grande liberdade de ações dentro da cada missão, o jogo é pouco linear, e nos dá a possibilidade de escolher quais objetivos serão concluídos primeiro e como serão as ações para cumpri-lo. Basicamente no início de cada missão, somos colocados em um cenário de mundo aberto com diversas missões principais e secundárias espalhadas por ele. Com diversos coletáveis, a escolha fica inteiramente por conta do jogador, que dentro daquela missão pode escolher por onde começar a sua jornada em meio às forcas Fascistas.

Essa liberdade é um dos grandes pontos positivos do jogo, pois ajuda a trazer variedade de gameplay, que inclusive é bem representada pelos objetivos principais de cada missão, que vão desde matar e coletar documentos no corpo de um general de alta patente, até destruir uma arma de alto calibre que está dizimando a frota de aviões dos Aliados.

Imagem

Para os jogadores mais exigentes, os gráficos de Sniper Elite 4 decepcionam um pouco. É um título que não apresenta nem de perto a qualidade visual dos jogos top da oitava geração, na verdade, embora seja um título exclusivo para PCs e consoles da oitava geração, os gráficos ficam muito mais próximos dos últimos jogos da sétima geração do que da oitava.

Apesar disso, a experiência não é comprometida por essa deficiência, e uma boa notícia é que o jogo está quase livre de bugs. Sniper Elite 3 teve muitos problemas com bugs, que atrapalhavam muito os jogadores especialmente na hora de tiros a distâncias muito longas, estes problemas não se apresentaram durante o tempo em que Sniper Elite 4 foi testado para a produção deste review, o que é um alívio, já que a premissa do jogo que é a de efetuar disparos precisos à longa distância sofreria bastante caso os bugs do seu antecessor se repetissem,

Um dos destaques da parte sonora do jogo é o estampido do disparo do rifle de Karl. O eco e reverberação do disparo varia de acordo com o ambiente em que você se encontra. Em locais mais fechados, como túneis e vales de montanhas, o eco vem mais rápido e mais seco. Já em áreas mais abertas como uma praia, ou em florestas, o eco quase não vem, mas é possível perceber a propagação do som em ondas mais longas e que vão se dispersando.

A trilha do jogo ajuda a criar o clima de ser um verdadeiro sniper. Quando posicionado à distância, o jogador conta apenas com o som ambiente do cenário (pássaros, vento, rio, mar, etc), além do som de seu próprio batimento cardíaco. Quando o combate é mais aberto, uma música mais tensas e animadas embalam o combate – e muitas vezes a sua fuga.

Além da campanha principal, que garante entre 8 e 12 horas de diversão, jogo ainda conta com uma série de desafios de habilidade que facilmente adicionam mais 4 a 6 horas de jogo. Além disso, o modo multiplayer do jogo (que ainda não estava disponível no momento deste review) promete ajudar a dar mais longevidade para o título.

RESUMO PARA OS PREGUIÇOSOS

Com importantes melhorias em relação a seu antecessor, ao mesmo tempo que Sniper Elite 4 é diversão garantida para os fãs do gênero, é também mais amigável para jogadores casuais.

Controles simplificados, curva de aprendizagem suave, e menos bugs ajudam o jogador de primeira viagem e se habituar à pegado do jogo, enquanto desfrutam de uma campanha com pouca linearidade e com boa variedade de missões.

A possibilidade de mudar os rumos de uma nação através da ótica do rifle é uma das propostas mais interessantes em um jogo de guerra. Aqui, o foco não é tanto a ação, mas sim o stealth e a estratégia de saber o momento e a posição certa de disparar seu rifle contra os inimigos.

Os gráficos decepcionam um pouco, mas não chegam a atrapalhar a experiência. Para compensar, os efeitos sonoros e trilha dão a sensação de ser um verdadeiro atirador de elite, tendo apenas a companhia de seu rifle, de seus batimentos cardíacos e do som ambiente.

NOTA FINAL: 7,5

Bom. O jogo (ou filme) tem suas qualidades e seus defeitos, que podem ser longevidade, repetitividade ou algum outro problema que seja difícil de ignorar, mas caso você seja fã do gênero, ainda vale seu tempo e dinheiro.

Obs.: Este review foi feito pela Critical Hits, e a IGN gringa deu nota 8,3 para Sniper Elite 4 apesar da liberdade que o jogo oferece houve poucas melhorias se comparado com Sniper Elite 3.

Fonte: Criticalhits

0 Comentários

13 Fev, 2017 - 18:39

3017 Views

7.5

Como você avalia o Sniper Elite 4?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários